Missandei Traidora?

E a pergunta recorrente da semana foi: E SE MISSANDEI FOR UMA TRAIDORA? Bom, para saber como foi que o público de Game of Thrones chegou...



E a pergunta recorrente da semana foi: E SE MISSANDEI FOR UMA TRAIDORA? Bom, para saber como foi que o público de Game of Thrones chegou até essa dúvida, alguns caminhos precisam ser percorridos. Vamos ao primeiro, que é a teoria nascida nos livros, já há alguns anos:



Missandei, homem sem rosto?

Nos livros, Missandei é uma menininha por volta dos 10 ou 11 anos, de pele morena, grandes olhos dourados num rosto arrendondado que fala nhenhentos idiomas. Tomada como escrava na longínqua ilha de Naath apresentou desde sempre muita facilidade com o aprendizado de idiomas. Teve três irmãos, tomados como aprendizes de imaculados... E aí começaram as desconfianças. Isso porque Missandei refere-se diversas vezes às memórias de sua infância com seus irmãos, em especial com Mossador, que lhe ensinara a subir em árvores, antes que os traficantes de escravos chegassem às Ilhas Basilisco e os capturassem. A questão toda, é que o treinamento para se formar um Imaculado gira em torno de 10 anos, o que torna praticamente impossível que Missandei tenha memórias da infância livre, quanto mais subindo em árvores.

Daí especula-se que ela na verdade seja um Homem sem Rosto da Cidade de Bravos. Ela teria mantido as feições infantis, devido à ingestão frequente de venenos, assim como a Criança Abandonada (aquela xarope que ficava aporrinhando a Arya na Casa do Preto e Branco em Bravos). Outros pontos que fazem com que muita gente acredite nessa teoria, são os conhecimentos de medicina e anatomia que Missandei possui. É ela quem cuida de Quentin Martell após esse dar de vacilação com os dragões de Dani. Teria ela dado a ele a dádiva da morte? Há também o fato de que ela está sempre lendo pergaminhos da biblioteca de Mereen, e a forma silenciosa como se aproxima sem ser vista, até mesmo por Sor Barristan Selmy, deixando-o atordoado. E se tudo isso não for suficiente, há tanto na série como nos livros, um dos primeiros diálogos entre Missandei e Daenerys, logo após esta tomar para si o exército de Imaculados. Missandei diz à Mãe dos Dragões o mote bravoise "Valar Morghulis"



Missandei pode então, ser um Homem sem Rosto, na forma de criança, que está espionando Daenerys, induzindo-a a ir para Mereen para ter acesso à biblioteca e posteriormente, aconselhando-a afim de voltar para Westeros. Para qual fim, são muitas as possibilidades. Quem quiser se aprofundar nessa teoria, sugiro o tópico Missandei is a Faceless Man/Woman perhaps Izembaro.

A desconfiança de Davos

O terceiro episódio da sétima temporada começa lá com o Jon e o Davos chegando na banheirinha barca, dona Missandei confisca tudo, barco, espada, faquinha, Garralonga... Davos então tenta cortar a torta de climão perguntando sobre o sotaque da escriba e demonstrando algum conhecimento sobre Naath.

Missandei desconversa e segue o bonde. Os Imaculados dão com os burros n'água, Euron brota do nada e destrói a frota de Daenerys. E daí a gente fica na esperança de que não seja só um plot forçado e mal feito de roteiro. Começamos a cogitar que haja um traidor e que esse não seja Varys, a opção mais óbvia.



Muita gente tem se apegado à profecia das três traições de Daenerys para justificar uma traição vinda de Missandei.

“…… Mãe de dragões filha de três… – Três? – ela não compreendia. … Três cabeças tem o dragão … gemeu o coro fantasmagórico dentro de sua cabeça, sem que nunca um lábio se movesse, nunca um sopro agitasse o ar azul e parado. … Mãe de dragões… filha da tormenta … Os sussurros se transformaram numa canção turbilhonante. … Três fogueiras tem de acender… uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor … Seu coração batia em uníssono com aquele que flutuava na sua frente, azul e putrefato. … Três montarias tem de montar… uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor … Percebeu que as vozes se tornavam mais sonoras, e parecia-lhe que seu coração abrandava, o mesmo acontecendo com a respiração… Três traições conhecerá… uma vez por sangue, uma vez por ouro e uma vez por amor …”(A Fúria dos Reis)

Mas, infelizmente essa cena não aconteceu na série. Então, se num futuro George escreva Missandei como uma traidora, uma espiã ou coisa do tipo, aí sim, as profecias poderiam se aplicar.

Mas como e porquê então a escriba estaria traindo Daenerys?

Bom, Missandei é conselheira e pessoa de confiança de Daenerys. E a confiança tem sido muito citada nas cenas envolvendo a rainha Targaryen. Há por exemplo a cena em que Tyrion se gaba de ser muito bom em avaliar o carácter das pessoas (como se não tivesse sido enganado por Shae). Há o voto de confiança que ela exige de Varys. Mas Missandei é a pessoa mais próxima de Daenerys, é ouvida e acolhida em suas observações, mais que qualquer outro. Participante de todos os conselhos de guerra, não precisaria de subterfúgios (como a noite de amor com Verme Cinzento) porque conheceria os planos desde o princípio.

A série se referencia muito. Sempre que alguma coisa é muito destacada, sabemos que terá relevância em algum momento futuro. Tyrion a apresenta como a Conselheira mais confiável da Rainha. É bem provável que essa e tantas outras frases de efeito sobre confiança e traição ditas sempre na presença de Missandei possam ter significado, assim como teve o singelo colar dado por Dontos à Sansa, de onde Olenna Tyrell tirou a dose fatal de veneno a ser dada para Joffrey (descobri surpresa que muita gente não tinha ideia de que havia sido a Rainha dos Espinhos até que ela própria revelasse).

Tá, mas se a Missandei está traindo Daenerys, PORQUE RAIOS ELA TÁ FAZENDO ISSO???

A chave pode estar no rockstar dos mares, Euron. Se Missandei é um Homem sem Rosto, pode ter sido contratada pelo Greyjoy. Faria sentido então, ele ter chegado a Pike na temporada passada carregado de informações sobre a filha do Rei Louco, Mãe de Dragões. Faria sentido ele saber que o navio de sua irmã levava Ellaria e as filhas de Oberyn para Dorne, em qual dos navios da frota elas estavam e qual a melhor hora para atacar (lembrando que Dorne fica muito mais próximo de Dragonstone do que Kingsland. Faria (um mínimo) de sentido ele conseguir atacar os navios que transportaram os Imaculados até Casterly Rock. Aqui, seduzir Verme Cinzento seria apenas parte do plano e não um afeto real.

Como uma serva do Deus de Muitas Faces, Missandei enganaria facilmente o olhar pespicaz de Tyrion. Como Homem sem Rosto, não precisaria de motivos para trair Dany. Se o preço da morte está pago, então é preciso dar ao Deus de Muitas Faces a vida que lhe foi prometida. Apenas se aguarda o momento certo. Se nos livros, Euron incumbe seu irmão Victarion a lhe trazer a mulher mais bonita do mundo, quem não garante que na série, esse seja o papel de Missandei?

Como papel e tela de computador aceitam tudo, podemos até divagar que Euron e Missandei tenham um plano juntos, e que a mulher mais bela do mundo com quem ele deseja se casar seja ela, e para isso conquistariam Westeros (ele se casa com Cersei e a mata) e os dragões de Daenerys. Mas aí já é muita viagem de chá de fita cassete.

Game of Thrones sempre encantou por sua imprevisibilidade e esta tem se perdido desde que os livros ficaram para trás. Quem sabe essa seja a oportunidade (mesmo que tosca) de David e Daniel provarem que conseguem trabalhar com algo além do óbvio?

E se você chegou até aqui e quer saber um pouco mais, deixo dois vídeos, um em inglês e outro em português sobre a possível traição de Missandei.

O inverno está aqui. E ele queima.






***

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics