Você precisa conhecer a Pezada, uma Stout genuinamente Uberabense

Uberaba além de ser conhecida como a capital do Zebu, está caminhando a passos largos para se tornar conhecida também por suas cervejari...

Copo e garrafa de cerveja artesanal preta tipo Stout


Uberaba além de ser conhecida como a capital do Zebu, está caminhando a passos largos para se tornar conhecida também por suas cervejarias artesanais. Vários bares vem se especializando em cervejas artesanais, especiais e importadas, atendendo a um público cada dia mais exigente e envolvido com a degustação de cervejas.

Ontem provei dois rótulos da Cervejaria Bicho do Mato, a Lobo Guará e a Pezada. A Lobo Guará é uma Imperial Pale Ale (IPA) com adição de rapadura. Já a Pezada é uma Russian Imperial Stout com adição de goiabada cascão. Como a Pezada é sazonal decidi falar dela e deixar a Lobo Guará para uma nova oportunidade.

Uma cerveja Russian Imperial Stout é uma cerveja escura, com amargor intenso, equilibrado com dulçor, alto corpo e alto teor alcóolico. É a variação mais intensa das cervejas Stout, cervejas negras opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, pouca carbonatação e alto teor alcóolico. 




Nossa Pezada não foge à regra, tendo 10% de graduação alcóolica. Para fins de comparação, uma cerveja comercial comum, como Brahma, Skol e outros sucos de pipoca do gênero tem graduação alcóolica por volta de 4% a 5%. Voltando à Pezada, ela é produzida artesanalmente em panela, com seis tipos de malte importado. Com amargor forte característico do lúpulo e alta torrefação do malte, com leve dulçor frutado (devido ao acréscimo de goiabada à composição). É uma cerveja indicada para dias mais frios, já que sua temperatura ideal de  degustação é de 12º a 8º graus. 

Altamente lupulada, com IBU (International Biterness Unit - escala internacional de amargor) de 80, a Pezada harmoniza bem com chocolates, doces, queijos maturados, assados e pratos gordurosos.

Minha humilde opinião: Achei a Pezada deliciosamente equilibrada, o amargor se prolonga de uma forma muito interessante na boca. Achei o dulçor dela muito discreto, esperava sentir alguma nota da goiabada mas não rolou. Como eu sou meio ruim de paladar (apesar de amar goiabada), pode ser que o problema esteja mesmo nas minhas papilas gustativas. Deliciosamente alcóolica não é uma cerveja pesada. Pelo contrário achei bem leve e facilmente teria tomado uma segunda garrafa.




A Pezada é uma cerveja sazonal, produzida às vésperas do inverno, vendida em garrafa âmbar de 600ml com tampa metálica recoberta de material emborrachado, como um lacre. Nós compramos no  Empório 153 (Praça Uberaba Shopping) com preço de mais ou menos 21 reais. 


Para saber mais sobre a Pezada e outros rótulos da Bicho do Mato, acesse a página da Cervejaria no Facebook.

Se você curte cervejas, me encontra lá no Untappd (rede social para quem curte cerveja). Meu perfil é o @jessiemineira


Beba menos. Beba melhor.
***

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics