Game of Thrones - E se Brienne de Tarth for Azor Ahai?

A sexta temporada de Game of Thrones acabou e deixou a nós fãs da série num profundo vazio existêncial. Enquanto a sétima temporada não...



A sexta temporada de Game of Thrones acabou e deixou a nós fãs da série num profundo vazio existêncial. Enquanto a sétima temporada não chega (e segundo as previsões dos próprios produtores, ela não virá em abril do próximo ano), o sexto livro Ventos do Inverno não chega, o longo inverno também não chega, nós vamos nos agarrando ao que temos para hoje.

As teorias

A maior de todas as teorias, a teoria que ronda os fãs da série e dos livros ao longo dos últimos anos foi confirmada. Jon Snow é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Talvez a segunda maior teoria especulada pelos fãs das Crônicas de Gelo e Fogo seja sobre a volta de Azor Ahai, o príncipe prometido.

As teorias mais aceitas e difundidas apontam Jon Snow e Daenerys Targaryen como o herói revivido. Mas várias outras apontam para outros personagens, podendo inclusive ser um combo entre eles. "Mas pera aí tia Jessie, eu sou newbie de Game of Thrones e não estou entendendo lhufas do que você está falando." Ok, vamos então por partes.

Se você já conhece as profecias sobre Azor Ahai, pode pular diretamente para explicação de onde a pobre Brienne entra nessa história toda. Ou não, vai que escrevi alguma bobagem e você pode fazer a gentileza de me corrigir?

Quem é Azor Ahai?

"- Nos livros antigos de Asshai está escrito que chegará um dia, após um longo Verão em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado sobre o mundo. Nessa hora de terror, um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, A Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele." - Melisandre (Davos - A Fúria dos Reis)

Azor Ahai segundo a Wiki de Game of Thrones foi um herói lendário que viveu a cerca de oito mil anos antes da chegada de Aegon. O que se diz é que em algum momento da Longa Noite, Azor Ahai se ergueu, enfrentando os Outros e os derrotando com sua espada de fogo, a Luminífera (Lightbringer). A Longa Noite é o nome dado ao período histórico em que uma terrível escuridão se abateu sobre o mundo, sendo um inverno que durou muitos anos e devastou boa parte do mundo através da fome e do terror. 

A Luminífera




Em meio ao caos da Longa Noite, Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra os outros. Para isso ele decidiu forjar uma espada digna de um grande herói

"[...] E assim, durante trinta dias e trinta noites, Azor Ahai trabalhou sem dormir no tempo, forjando uma lâmina nas fogueiras sagradas. Aquecer, martelar e dobrar, aquecer, martelar e dobrar, ah, sim, até a espada ficar pronta. Mas, quando a mergulhou na água para temperar o aço, ela se partiu em pedaços. Como era um herói, não era do seu feitio desistir e portanto recomeçou. Da segunda vez, levou cinquenta dias e cinquenta noites, e essa espada parecia ainda melhor do que a primeira. Azhor Ahai capturou um leão, para temperar a lâmina mergulhando-a no coração vermelho da fera. Mas, mais uma vez o aço se estilhaçou e se dividiu. Grande foi sua aflição e grande foi o seu desgosto pois sabia o que tinha que fazer. Trabalhou na terceira lâmina durante cem dias e cem noites e, enquanto ela brilhava, incandescente, nas fogueiras sagradas, chamou a mulher. 'Nissa Nissa', disse-lhe, pois era esse o seu nome, 'Desnude o peito e fique sabendo que a amo mais do que a qualquer outra coisa no mundo'. Ela obedeceu, não faço ideia do porquê, e Azor Ahai enfiou a espada fumegante no seu coração vivo. Diz-se que o grito de angústia e êxtase que ela soltou abriu uma fenda no rosto da lua, mas seu sangue, sua alma, sua força e sua coragem penetraram no aço. Esta é a lenda sobre a forja da Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis." Salladhor Saan (Davos - A Fúria dos Reis)

O Príncipe Prometido

Lyanna Stark, Rhaegar Targaryen e Elia Martell
Ainda segundo as profecias vindas de Asshai, que remontam a mais ou menos cinco mil anos Azor Ahai renascerá como “O Príncipe que foi prometido para desafiar os Outros”. A profecia afirma que “quando sangra estrela vermelha, e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.” Esse renascimento se dará após um longo verão, quando a escuridão, o mal e o frio cairão sobre o mundo. Diz-se que “O Príncipe que foi prometido”, empunhando a Luminífera mais uma vez, vai lutar contra os Outros, e se ele for derrotado, o mundo perecerá junto com ele.

Daenerys ao visitar a Casa dos Imortais em Qarth tem algumas visões que são profecias. Uma delas é sobre o Príncipe Prometido


“O homem tinha os cabelos do irmão, mas era mais alto, e seus olhos eram de um tom escuro de índigo, e não lilases. – Aegon – ele disse para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira. – Que nome seria melhor para um rei? – Fará uma canção para ele? – a mulher perguntou. – Ele já tem uma canção. E o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo – ergueu o olhar quando disse aquilo, e seus olhos encontraram os de Dany, e pareceu que a via ali em pé através da porta. – Terá de haver mais um – ele disse, embora Dany não soubesse dizer se estava falando para ela ou para a mulher na cama. – O dragão tem três cabeças” Daenerys - A Fúria dos Reis

O homem é Rhaegar Targaryen, a mulher é Elia Martell, e o bebê Aegon. Rhaegar conhecia a profecia sobre o  “Príncipe que foi Prometido” e um dragão com três cabeças, provavelmente a feita pela Bruxa dos Bosques que profetizou que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem do Príncipe Aerys e da Princesa Rhaella, pais de Rhaegar. Quando Jaehaerys II Targaryen soube disso, forçou o casamento dos dois. Rhaegar provavelmente acreditava que duas das cabeças do dragão eram seus filhos Rhaenys e Aegon, e por isso precisaria de um terceiro filho, algo que Elia Martell por sua saúde debilitada não poderia lhe dar. A ‘canção de gelo e fogo’ é igualmente misteriosa, provavelmente parte da profecia que Rhaegar descobriu.



Brienne e a  volta do Príncipe Prometido

"Tá você já redigiu quase uma missa inteira, mas ainda não sei o que cargas d'água a Brienne tem a ver com o Azor Ahai ou Príncipe Prometido."

Calma que eu vou explicar agora
A teoria  mais aceita é de que Jon Snow ou Daenerys Targaryen são Azor Ahai/Príncipe Prometido. Ambos são Targaryen da linhagem de Aerys e Rhaella. Ambos tem passagens que poderiam justificar o "nascido da fumaça e do sal", entre outras coisas.

Mas tem a questão da luminífera. E aí entra Briennão.
Brienne nos livros está nesse momento com uma corda no pescoço prestes a ser enforcada pela Lady Stoneheart.

Brienne de Tarth é uma grande guerreira, habilidosa com a espada, de carácter nobre e leal. E carrega em sua cintura, a Quebradora de Promessas, a espada dada por Jaime Lannister para que ela pudesse cumprir a promessa de levar as garotas Stark em segurança para Winterfel.

Lembra-se que a Luminífera, a espada vermelha dos heróis foi forjada pela água, pelo leão e pelo sacrifício de amor (da esposa)?

Oras, a Quebradora de Promessas anteriormente era a Gelo, espada de aço valiriano da casa Stark.
Era então uma espada forjada na água e que se quebrou literalmente - lembre-se que ela foi derretida e dela foram forjadas a Quebradora de Promessas e O Lamento da Viúva, espadas de Jaime e Joffrey respectivamente.

Ao ser derretida para ser forjada como duas espadas Lannisters, a espada é forjada no leão. Ao ser entregue por Jaime à Brienne, a espada se "quebra" agora num sentido figurado.

Lady Stoneheart é Catelyn, a esposa original da espada, que voltou à vida por sua vingança de amor. Se de alguma forma Brienne convencer Lady Stoneheart a libertá-la, Brienne pode matar Cat num sacrifício de amor que libertaria a ambas de suas promessas para que Brienne pudesse rumar ao norte e ajudar os filhos de Catelyn. Brienne forjaria assim a espada pela terceira vez, no sacrifício de amor.

Com isso, o fogo de vida de R'hllor que fora dado a Beric Dondarrion e que este passou para o cadáver de Catelyn, deixaria o corpo de Lady Stoneheart e se transferiria para a espada, transformando-a na espada vermelha detentora do fogo de R'hllor. E assim Brienne de Tarth poderia auxiliar Jon Snow na luta contra os Outros, em defesa de Winterfel e as crianças Stark

Essa teoria tem corrido vários fóruns gringos sobre As Crônica de Gelo e Fogo. Pode ser só mais uma das teorias malucas dos fãs assim como a teoria da Arya Tayler Durden ou pode ser um chute certeiro, como o cara que alguns anos atrás, publicou em algum lugar que o nome de Hodor era uma contração/corruptela de 'Hold the Door'.

Pelo menos eu sinto essa teoria muito mais aceitável do que a teoria de que Jaime Lannister seja o Azor Ahai.

E você? Quem você acredita que seja Azor Ahai, o Príncipe Prometido?

Para saber mais sobre o assunto:

Patrulha da Noite - Especial Azor Ahai (Podcast)
Carol Moreira e Mikann: Azor Ahai - Quem é a pessoa que vai salvar Game of Thrones? (Vídeo) Game of Thrones BR: Quem é Azor Ahai (Texto)  
Reddit: É Brienne de Tarth o Azor Ahai? (fórum em inglês)



***


Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics