Economize tempo e dinheiro congelando frutas e legumes

Você já ouviu falar em mise en place (pronucia-se 'miz on plas')? Basicamente é o pré preparo dos alimentos, onde você separa t...



Você já ouviu falar em mise en place (pronucia-se 'miz on plas')? Basicamente é o pré preparo dos alimentos, onde você separa todos os utensílios e ingredientes que vai usar numa receita. Isso inclui a parte mais chata de se cozinhar, que é lavar, descascar e picar tudo. Já pensou chegar cansada em casa, e já ter tudo descascado, limpinho, picadinho, no ponto de jogar na panela?

Em tempos em que a economia está dando um 7x1 todo dia na gente, qualquer medida que economize dinheiro é bem vinda. E além de economizar um tempo precioso na hora de preparar minhas refeições, deixar frutas, legumes e carnes já pré processadas, congeladinhas no freezer economiza uma grana danada, já que se pode ir ao varejão e comprar apenas o que está em oferta naquele dia.

Bom, vamos às dicas que é o que realmente interessa aqui:

Nem tudo pode ser congelado. Batata por exemplo. "Ah, mas tem a batata congelada pra fritar."
Criatura, acredite, se você soubesse o tanto de veneno que é preciso pra deixar a batata congeladinha, você pensaria bem se vale a pena investir num câncer a longo prazo.

Comprou suas verdurinhas, chegou em casa, deixe a preguiça esperando um pouco e já vá para a cozinha. Lave bem (inclusive se comprar couve, pode lavar com a escovinha, folha por folha), se for preciso, deixe de molho em solução sanitizante.

Descasque o que for preciso descascar, como a abóbora cabotiá, cenoura ou a mandioca por exemplo. Abobrinha, berinjela, essas eu congelo com casca mesmo.


Observações:

Muitos nutrientes são hiposolúveis, ou seja, se diluem na água. Por isso, sempre que possível, ao invés de cozinhar em água, cozinhe os legumes no vapor. É só pegar uma peneira ou escorredor de macarrão de metal, colocar sobre uma panela com água fervente e colocar os legumes na peneira (ou escorredor). O tempo de cozimento vai variar, então é importante prestar atenção nos legumes. Quando estiverem levemente crocantes, tire do vapor.

NUNCA nem por acidente coloque legumes e verduras crus em água fria. A água do cozimento deve sempre estar fervendo, borbulhando. Assim você preserva mais nutrientes e a cor dos alimentos.

Ao retirar da água ou vapor, mergulhe os legumes e verduras em água gelada, com gelo e tudo. Isso dará o choque térmico que vai contribuir para a conservação dos alimentos.

Os legumes cortados em rodelas, você vai colocar primeiro em uma forma forrada com plástico e levar ao freezer. Depois que estiverem congelados, aí você os coloca no saquinho. Assim, eles ficam congelados mas soltos um do outro, facilita na hora de pegar só o que você quer preparar.

Armazene em pequenas quantidades. Ficar congelando e descongelando repetidas vezes não é legal. Um rolo de saquinhos custa barato, entre 3 e 5 reais, não fique com dó de investir.

Pingar limão na água da fervura ajuda a manter a cor bonita e apetitosa dos alimentos também.

Frutas podem ser congeladas cruas.

Cenoura e Beterraba também podem ser congeladas raladinhas. Aí você vai congelá-las cruas, de preferência em porções individuais, bem pouquinho mesmo.

Não sabe o que é à juliene? Tia Jessie já ensinou aqui


***

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics