Um trem pra comer: Sunomono

Pois é pessoas, essa pessoa que vos fala detesta sushi, sashimi, hot roll, temaki e qualquer outra coisa que leve peixe cru, alga e...

Aprenda no blog Mineira sem Freio a preparar o Sunomono, uma salada de pepino agridoce muito fácil e gostosa!


Pois é pessoas, essa pessoa que vos fala detesta sushi, sashimi, hot roll, temaki e qualquer outra coisa que leve peixe cru, alga e aquele arroz que vai em quase todos esses pratos. Mas não sei se por modismo, ou se é bom mesmo ( e eu que sou besta) praticamente todos amam. Então quase sempre sou obrigada a ir a um japonês com o pessoal da faculdade nos intervalos de aula. Primeiro dia de aula, antes da reunião com os professores sobre o famigerado TCC, fomos ao Takanori e eu pra não ficar ali só ocupando espaço, resolvi comer um tal de Sunomono, uma saladinha de pepino, gergelim e kani. Perfeito, gosto das três coisas, vamos experimentar (aproveitando que é barato).

QUE TREM MAIS GOSTOSO!

Nada mais lógico que eu fosse dar um jeito de descobrir como se faz o tal Sunomono e claro, compartilhar com vocês =D

O Sunomono é uma conserva, via de regra de pepino (tem gente que coloca cenoura), agridoce e que é servida com gergelim e Kani Kama ou Salmão. Fiz do jeito mais demorado, mas também vou ensinar o jeito rápido fácil e preguiçoso, não sofra!



Vinagre de arroz, Pepino japonês e Kani.
INGREDIENTES

3 pepinos tipo japonês (tá eu usei dois, mas é só para ter as quantidades certinhas.)

300mL de vinagre de arroz

250g de açúcar

01 colher de chá de sal

Semente de gergelim (clara ou torrada) à gosto

Kani Kama também à gosto




Modo de fazer:

Pepino para sunomono deve ser tipo japonês, fatiado bem fininho. No Blog Mineira sem Freio você aprende a preparar Sunomono Pepino japonês fatiado bem fininho para Sunomono.  No Blog Mineira sem Freio você aprende a preparar Sunomono
O pepino deve ser fatiado bem fininho. Você pode usar um fatiador como esse lindo e machista que eu tenho ou usar aquela sua faca suuuuuuuper bem amolada, aliada aos seus talentos ninjas e paciência tibetana


Deixe o pepino desidratar por 30 minutos. Basta colocar sal e deixar em uma peneira.  No Blog Mineira sem Freio você aprende a preparar Sunomono
Numa peneira que eu não tenho (coloquei no escorredor de arroz mesmo) coloque o pepino fatiado e a colher de chá de sal. Eu confesso que achei uma colher de sal pouco pra tanto pepino e coloquei mais sal, para pegar bem em todas as fatias. O pepino vai desidratar por 30 minutos. Enxague em água corrente para retirar o excesso de sal (por isso eu não grilei em colocar mais sal). E desidrata mesmo! Essa água verdinha aí é o que escorreu dos pepinos (é verdade; coloque a peneira ou escorredor, apoiada em uma tigela, pra não fazer lambança).



Enquanto o pepino está desidratando, numa panelinha ou leiteira mesmo, coloque o vinagre de arroz e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
Achei engraçado, que quando tirei da leiteira, o vinagre doce ainda estava muito quente e ficou com essa cor amarelinha. Mas depois de frio, voltou a ficar transparente, como água!





O Kani Kama é como um presuntinho só que de carne de siri. Ok, siri é caro então, o mais comum é encontrarmos um prensado de carne de surimi congelado, sabor artificial de carne de siri. Um pacotinho custa algo em torno de R$6,00 ou R$7,00 e isso rende, rende muito. dentro do pacotinho ele vem separado em bastõezinhos assim. Se você cortar em fatias finas, elas vão se desfiar facilmente, então nem é sofrido desfiar o Kani. Kani também fica muito bom em saladas de folhas verdes com manga, temperadas com shoyu #ficaadica. Eu desfiei 3 bastões de kani



Depois que o pepino já desidratou e o vinagre já estiver frio, misture os dois numa vasilha, tampe e leve à geladeira por 12 horas. Sirva com kani e sementes de gergelim, que a mula aqui esqueceu de comprar. Pra quem faz muita questão do gergelim, vale ainda pingar algumas gotas de óleo de gergelim.


No Blog Mineira sem Freio você aprende a preparar Sunomono
PUXA MAS 12 HORAS? Tudo bem, não precisa sofrer. Tem a versão rápida ultra fast pra te salvar:

Coloque o pepino em uma vasilha com água e sal por 15 minutos. Noutra vasilha misture o vinagre e o açúcar até dissolver os cristais de açúcar. Lave e escorra bem o pepino, misture ao vinagre doce e sirva com Kani e sementes de gergelim. Maaaaaaaaaaaaas não sei se o resultado é o mesmo.

O vinagre de arroz já é mais suave que o vinagre de vinho, a que estamos acostumados. Mas se ainda assim você julgar que o gosto de vinagre está muito forte, acrescente aos poucos água gelada até se adequar ao seu paladar (de preferência faça isso na sua porção). E lembre-se de deixar shoyu por perto caso alguém queira acrescentar, fica muito bom também.

Uma porção de Sunomono não bate nas 100 Kcal, mesmo com o Kani. Na verdade, com muito custo vai chegar à 70 calorias. Vai ficar mais calórico caso você coloque o óleo de gergelim, mas ainda assim é quase nada.


Ah e claro, uma imagem do Sunomono bonitinho, certinho que você vai encontrar (com o gergelim) no japa mais próximo de você




Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics