Morte anunciada - Google confirma o fim do Orkut

Tá, muitos de nós nem entrava lá mais mesmo... Mas nem por isso a notícia de que o Google irá descontinuar o Orkut deixou de ser impactan...

Orkut encerrará suas atividades em 30 de setembro de 2014

Tá, muitos de nós nem entrava lá mais mesmo... Mas nem por isso a notícia de que o Google irá descontinuar o Orkut deixou de ser impactante.

Já não é possível abrir novas contas na rede social criada em 2004 e que durante alguns anos, foi a favorita dos internautas, principalmente brasileiros. E segundo o Diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher, o Orkut será encerrado em 30 de setembro de 2014. A justificativa para a desativação da rede é o fato de que com o surgimento de novas redes sociais, o orkut perdeu relevância. 

Ou trocando em miúdos: depois que o Google saiu comprando tudo quanto é plataforma (Youtube, Blogger e ainda criou o Google +) não tem mais sentido manter aquele universo fantasma em que aparentemente se tornou o orkut.

Mais ou menos o que aconteceu (salvo as devidas proporções, claro) com a Skynerd. Não faz sentido gastar servidor e equipe para manter um serviço que não rende lucro. A movimentação e investimentos no Orkut ja não justificam sua manutenção, logo, tchauzinho...

Abaixo o texto enviado pelo Google ao site Olhar Digital


Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".
Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.
O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.
O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

Fica aquele gosto de nostalgia na boca; afinal foi a primeira rede social de muitos de nós. Quando entrei no Orkut ele ainda era em inglês, era um lugar habitável e repleto de novas possibilidades. Foi bom enquanto prestou durou.

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics