Cosplay: a dura vida de quem não é branco (nem oriental)

Quando eu comecei a pegar gosto por ser cosplayer veio uma paulada nas minhas finanças e me deixou temporariamente afastada da ativi...



Quando eu comecei a pegar gosto por ser cosplayer veio uma paulada nas minhas finanças e me deixou temporariamente afastada da atividade. Justamente quando eu estava toda empolgada em fazer meu cosplay de Rogue...

Bom, mas agora que começo a voltar a sonhar com cosplays, voltei também a me incomodar com algo que aconteceu quando fiz meu cosplay de Ada Wong; o racismo.

Eu sou uma coisa basé no meio do caminho. Não sou branca, nem negra, nem parda. Meu tom de pele amarelado já me rendeu o apelido de Miss Al Qaeda.

E aí você vai fazer um cosplay e tcharam! Suas personagens favoritas ou são brancas, ou são orientais. E as pessoas acham que se você não tem o tom de pele do personagem, não pode fazê-lo! FODA-SE se você gosta dele, se se identifica... Quem se importa com a sua opinião, seus gostos?

Storm, Blade e Sheva Alomar são opções de personagens negros, frequentes entre os cosplayers

Storm Cosplay Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freio
Blade Cosplay Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freio
Sheva Alomar Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freioSheva Alomar Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freio


Dhalsim Cosplay Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freio
Dhalsim

Opções de Cosplay para pessoas de pele morena ou negra - Blog Mineira sem freio
Michone

Vi muitos comentários do tipo: "Ah não ficou parecida", "ah não tem nada a ver", "ah porque você não faz a Sheva Alomar?"

Será que foi porque EU GOSTO DA ADA? Que ela é o MEU PERSONAGEM FAVORITO em Resident Evil?

Sheva japinha
Engraçado que, se você procurar por cosplays das poucas personagens morenas ou negras que existem, verá que tem muitas brancas e muitas orientais fazendo cosplay delas. A versão fairy tale de Sheva Alomar por exemplo tem muitas adeptas japonesas. E creio que ninguém entra nas fotos delas e fica enchendo o saco de que elas deveriam escolher personagens que se pareçam com elas.

Outro problema é um ranço racista que ainda paira no ar. Personagem negra ou morena quase sempre anda mais pelada que as outras personagens. A pele mais escura quase sempre é associada à sensualidade, quando não, à vulgaridade. A Michone da série televisiva é séria e quase assexuada. Mas vai ver o rodo que ela já passou nas HQ's de The Walking Dead... Mas ok, ela anda vestida.

Fica a dúvida; o que vale mais? Fazer o cosplay de um personagem que você nem curte, ou nem mesmo conhece só porque você tem características físicas em comum, ou fazer um cosplay de um personagem que você curte, admira, sabe tudo, se dedica, mesmo sabendo que você NÃO VAI FICAR IGUAL?

Eu tenho minha lista dos cosplays que ainda pretendo fazer: Rogue, Sheva (fairy tale, igual a japinha ali em cima) e Lulu (do Final Fantasy, não a do Bolinha né pessoas). E vou fazer mesmo, independente da minha cor, da minha idade. Faço cosplay para mim, não para os outros. Ser criticado porque o cosplay está mal feito, é diferente de ser criticado por questões étnicas. Quem se dedica a fazer um cosplay, que gasta semanas, até meses com pesquisas, que confecciona seus acessórios, que se dedica a essa arte tão prazerosa (e gratificante também!) merece ser reconhecido e aplaudido. Meu cosplay da Ada não ficou 100%. Foi o primeiro que eu fiz, não tive dinheiro pra comprar algumas coisas, tentei fazer outras. Isso eu reconheço. Agora vir me falar que eu deveria fazer um cos "mais parecido comigo" pra maquiar um preconceito imbecil, ah, faça-me o favor.

Enfim: não sofra. A gente nunca consegue agradar a todo mundo, então, primeiro agrade a você. E faça o melhor que puder. Pesquise, estude seu personagem. Muito além da roupa e da aparência física, busque a personalidade dele, seus trejeitos, suas expressões. E se divirta. Essa brincadeira custa muito cara pra você ficar insatisfeito.


Galeria de gente feliz
 

 

 


 






Pode ser interessante para você

1 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics