Caps Maria Boneca vai às ruas com a Marcha da Luta Antimanicomial

 Na manhã da última sexta feira 16 de maio, a Fundação Gregório F. Baremblitt (CAPS Maria Boneca) saiu às ruas, em manifestação pela Luta ...

 Na manhã da última sexta feira 16 de maio, a Fundação Gregório F. Baremblitt (CAPS Maria Boneca) saiu às ruas, em manifestação pela Luta Antimanicomial. Usuários do CAPS Maria Boneca, colaboradores, estudantes e simpatizantes da causa marcharam da sede da Fundação, na Rua Capitão Domingos, até a Praça Rui Barbosa.

A marcha contou com a participação da  Bateria da Unidade de Atendimento ao Idoso (Uai) e teve como tema, borboletas, pássaros de papel, e outros adereços que deram todo um colorido novo à cidade, tudo produção dos próprios Usuários do CAPS. Também estiveram presentes os usuários do CAPS ad III de Uberaba. Com o mote “de perto ninguém é normal”, a marcha reuniu cerca de 200 pessoas.

A Semana de Luta Antimanicomial, comemorada anualmente de 13 a 18 de maio, lembra a mudança de paradigma no tratamento dispensado a cidadãos com perturbações mentais. De acordo com a coordenadora da instituição, Maria de Fátima Oliveira, a marcha é uma oportunidade para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a luta. “É um momento para a conscientizar da importância da causa e a situação atual do panorama brasileiro no tratamento psíquico”, explica.

Atendendo atualmente a cerca de 70 pessoas diariamente, a Fundação Gregório F. Baremblitt é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada há 20 anos para oferecer tratamento médico e acompanhamento psicológico por meio de oficinas de arte e outras formas terapias.







Fonte: Assessoria da Fundação Gregório Baremblitt


Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics