Reaprendendo a comer - Não pule o café da manhã!

Antes de começar a falar sobre o café da manhã: parabéns para mim, que de 75,6 passei para 74,3 da segunda feira 14/10 para o domingo 2...



Antes de começar a falar sobre o café da manhã: parabéns para mim, que de 75,6 passei para 74,3 da segunda feira 14/10 para o domingo 20/10. Mas sem euforias bobas: os primeiros quilos sempre são os mais fáceis de perder.

Mas e aí ficou sem comer, passou a poder de alface e água, tomou algum remédio? NÃO. Simplesmente, eu e Mariano (que também perdeu cerca de 01kg) paramos com os cones de batata frita, com o especial do Paulista, frituras, refrigerantes... Ah, e claro, voltamos a tomar café da manhã todos os dias.

Mas como assim? Voltaram a comer e isso ajudou a emagrecer?

A resposta é: CLARO 'misinfio'! E não tem nenhum mistério insondável nisso. É uma questão de lógica.

Pense: mesmo que você vá dormir, imediatamente após comer, você passará um longo período sem se alimentar. Só que você está em repouso, mas o seu organismo precisa se manter funcionando, e para isso ele consome energia, cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono. Se acabar o estoque de glicose, seu organismo vai apelar para o glicogênio estocado principalmente no seu fígado. Assim, ao acordar você precisa se alimentar para repor as energias que foram gastas. Se você não tomar o café da manhã, o seu organismo vai entender que há escassez de comida e assim vai queimar calorias mais lentamente ao longo do dia. E quando você for comer, nas demais refeições, vai sentir mais fome.

Então se você se achou o espertão ficando sem comer no café achando que ia emagrecer, sinto desiludi-lo. Você só deixou seu organismo mais lerdo e ainda está ganhando bônus para a sua futura úlcera.
Assim sendo, ao acordar, beba água. Sim, a primeira coisa, beba um belo copo de água. Nos primeiros dias vai parecer que você está engolindo uma pedra, mas com o tempo você se acostuma. Depois faça um café da manhã leve mas completo.

O que seria um café da manhã completo? Um café da manhã completo tem um alimento à base de cereais (pão, bolo, biscoito...) um alimento à base de leite (leite, iogurte, queijo) e uma fruta ou suco. Mas tudo com equilíbrio, não é pra enfiar o pé na jaca. O pão da foto acima, é um pão francês com cerca de 135 kcal; dentro havia umas 40g de mussarela (130 kcal) e menos de 10 kcal em cenoura crua ralada. Ou seja, só nesse pãozinho, foram 13,75% das calorias totais do meu dia. Evite queijos amarelos, embutidos em geral, frituras, nada de salgado nessa refeição. Meu café da manhã não foi completo, faltou uma frutinha aí; mas como eu estou reaprendendo a comer, e não fazendo dieta, já é um primeiro passo. 


E outra coisa; não coma todo dia, as mesmas coisas. Comeu pão com queijo hoje? Coma iogurte com aveia amanhã. E nem venha com mimimi que isso fica caro; 01 litro de bebida láctea custa o mesmo que uma latinha de refrigerante. E uma caixa de aveia também não custa mais de R$3,00 e ainda dura bastante. Com 10 reais, dá pra comprar laranja banana e maçã pra comer ao longo da semana com tranquilidade, então, sem desculpas. E bom café da manhã!



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