Um trem pra comer - Bolinho de Chuva

Estava eu num daqueles dias em que o mês sobrou e o salário faltou pensando:  quero comer um trem... Aí deu aquele estalo abençoa...



Estava eu num daqueles dias em que o mês sobrou e o salário faltou pensando:  quero comer um trem...
Aí deu aquele estalo abençoado na minha cabecinha e decidi apelar para o bom e velho bolinho de chuva. Dias atrás eu li um comentário no Facebook que dizia "que quem nunca fez bolinho de chuva porque não tinha dinheiro pra comprar pão, que atire a primeira pedra". Hoje em dia é tudo muito mais simples e barato. Quando eu era criança e a gente comprava "um gomo" de pão sovado, porque comprar um pão sovado inteiro era luxo, o bolinho de chuva era uma constante na mesa. Hoje em dia tem até a massa pra você comprar no supermercado. Mas é tão fácil, tão fácil que não tem desculpa, bora fazer bolinho de chuva!


Ingredientes:

02 ovos
02 colheres de açúcar
01 xícara de chá de leite
2,5 xícaras de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento
01 colher de margarina ou manteiga
Mais açúcar e canela em pó
óleo para fritar

Se você não tiver dois ovos, coloque só um, aumente um pouco a quantidade de fermento em pó e diminua a de farinha de trigo. Se não tiver leite também não vai ficar sem bolinho de chuva por causa disso, pode usar água, suco, chá... Misture primeiro os ovos com as duas colheres de açúcar, até virar um creminho, junte o leite e a margarina, depois a farinha aos poucos e por último a farinha de trigo. Quando tiver uma massa melequenta, nem mole nem dura, terá sua massa de bolinhos de chuva.

Se você for uma pessoa esperta, já terá colocado o óleo pra esquentar. Se não tudo bem a gente espera.
...
...
...
Com o óleo quente, (mas não exageradamente quente, senão o bolinho fica preto por fora e molengo cru por dentro), pegue um pouco da massa com uma colher e com a ajuda de outra colher coloque essa massa no óleo. A massa vai virar uma bolinha, enquanto você não tiver prática, vá fritando de quatro em quatro, depois pode aumentar a quantidade de bolinhas. Tire do óleo com uma espumadeira (aquela colher grande redonda e cheia de furos) e passe no açúcar com canela em pó. Depois é só comer, acompanhado de suco, chá, café, leite... Refrigerante não porque tira o glamour .

Como estava com fome, nem lembrei de contar quantos bolinhos rendeu, mas isso também é relativo, vai depender das porções de massa que você vai jogar no óleo. Se quiser dá pra fazer salgado também, é só colocar uma colher de açúcar ao invés de duas e acrescentar um pouco de sal (isso vai no olhômetro mesmo) 

Tem gente que recheia com pedacinhos de banana... Mas aí vai do critério e da geladeira de cada um. No mais, divirtam-se!

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics