Dia 02 a vaca vai pra avenida!

O Bloco da Vaca Verde vai sair à Rua no dia 02 de fevereiro de 2013, pela primeira vez, transformando as ruas do centro da cidade em ...



O Bloco da Vaca Verde vai sair à Rua no dia 02 de fevereiro de 2013, pela primeira vez, transformando as ruas do centro da cidade em um espaço alegre e divertido para brincar o carnaval.


Os foliões se encontrarão às 10 horas da manhã em frente à Praça da Igreja Santa Rita, de onde seguirão em cortejo pela Avenida Leopoldino de Oliveira, Rua Segismundo Mendes e depois Vigário Silva até a Praça Rui Barbosa. A organização do evento conta com carro de som, Estandarte do Bloco, e a Percussão Ritmo da Picanha comandada pelo Mestre Moacir e pelo Intérprete Eduardo Carioca e o convidado Weverton no cavaquinho.


A percussão do Bloco, batizada de Ritmo da Picanha, conta com 20 percussionistas que já se apresentaram em dois ensaios abertos ao Público nos dias 19 e 26 de janeiro e apresenta repertório variado que vai de sambas-enredos do carnaval carioca, marchinhas tradicionais de carnaval da região e pop/rock apresentado em ritmo de samba.


O Bloco da Vaca Verde foi criado em 15 de dezembro de 2012, pelo MUH! Onomatopéia Cultural, especialista em projetos da área cultural e social, como MUH! Jornal Cultural e Sarau Supimpa. Os integrantes do MUH! São amigos e profissionais de diversas áreas, como Comunicação, Direito e Artes, com o intuito de mesclar elementos da cultura mineira do sertão com outras regiões do país. O Bloco também agrega artistas da música, teatro e dança.


O nome “Vaca Verde” foi criado transvestindo a figura do boi que está presente em diversas festas populares do Brasil, em particular no carnaval de Olinda, Pernambuco e São Luís. Na região do Triângulo Mineiro, apesar do boi ser marcante na economia, sua figura não tem a mesma presença em suas manifestações culturais. A inspiração vem da presença dele para criar uma vaca que, além de um bloco de carnaval, incorpora os elementos do Triângulo em diálogo com outras festas do país.

Ensaios

O Bloco da Vaca Verde realizou dois Ensaios Abertos ao público nos dias 19 e 26 de janeiro de 2013 no Empório do Chop. Nestes ensaios foi apresentada a percussão do Bloco batizada de Ritmo da Picanha e o Estandarte do Bloco. A DJ Dani Salci resgatou as tradicionais marchinhas de carnaval no som mecânico.

Além dos Ensaios abertos, a programação do Bloco contou com um workshop de dança de salão e samba que foi realizado no dia 11 de janeiro de 2013 na Livraria Alternativa Cultural. Nos eventos preparatórios, o Bloco contou com aproximadamente 500 pessoas.


Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics