Dono de pet shop é preso por maus-tratos de animais em Uberaba

Cadela da raça Yorkshire encontrada na chácara de Armando - foto de Yasmin Mello Membros da Sociedade Uberabense Protetora dos Animais ...

maus tratos pet shop Uberaba
Cadela da raça Yorkshire encontrada na chácara de Armando - foto de Yasmin Mello
Membros da Sociedade Uberabense Protetora dos Animais (SUPRA), veterinários, agentes da vigilância sanitária e policiais ambientais estiveram hoje, em chácara onde animais eram explorados para o comércio de filhotes de raça em Uberaba. O dono da chácara um conhecido dono de Pet Shop na cidade, Armando Calegari foi preso em flagrante e os animais apreendidos pela polícia, sendo que dois foram encaminhados ao Hospital Veterinário Universitário (HVU). 


Segundo relato publicado na página da Supra no facebook, haviam 36 animais na chácara, mantidos em gaiolas. Cães apresentavam problemas de pele, feridas, filhotes presos em gaiolas sujas e foram encontrados medicamentos vencidos no local, além de outras evidências de maus tratos.

Animais de raça são sempre muito visados e é uma atividade comercial extremamente lucrativa. Mas por trás dos filhotes fofos expostos em gaiolas de pet shop, quase sempre estão matrizes desfiguradas e mal tratadas como a cadela da foto.  Em todo o Brasil existem organizações que cuidam de animais carentes, repletas de cães e gatos à espera de adoção. A recomendação é que se adote ou apadrinhe esses animais, não é só uma questão de afeto, é uma questão de saúde pública também.


Para os que, ainda assim, fazem questão de comprar o animal, aqui vão alguns cuidados que se deve tomar:
1) Reflita se está preparado para a responsabilidade de cuidar do animal e para com o seu sustento;
2) Pesquise muito para encontrar o tipo de mascote que combine com o seu estilo de vida;
3) Sempre que possível dê preferência a indicação de pessoas conhecidas para escolher o criador;
4) Procure conhecer o canil ou gatil, observar a higiene do local, os demais animais e principalmente o filhote que você irá adquirir.
5) Peça para ver os pais do filhote escolhido, pois assim você terá uma idéia de como ficará este quando se tornar um adulto;
6) Faça ao criador todas as perguntas que ache pertinentes;
7) Peça sempre a carteira de vacinação assinada pelo veterinário responsável pelo plantel;
8) Caso o criador não forneça um contrato de compra e venda, exija pelo menos um “RECIBO” do pagamento do filhote, especificando a raça, o valor, a data e principalmente os dados pessoais do criador;
9) Se o animal tiver pedigree peça a tarjeta que confirma o protocolo dos documentos no kennel club.
ATUALIZAÇÃO

O proprietário do Pet Shop situado no Shopping Uberaba e dono da chácara onde foram encontrados os cães, Armando Calegari foi solto ainda ontem pelo delegado Danilo Alves que autuou o autor de acordo com artigo 32 da Lei Federal 9605/98 e artigo 3º do decreto 24.645/34, MAS o manteve como fiel depositário dos animais. Ou seja, enquanto a justiça não decide o que fazer com os animais, eles continuarão com o proprietário.

maus tratos pet shop Uberaba
Fotos feitas na chácara onde os animais foram encontrados. Além do quadro de maus tratos, foram encontrados medicamentos vencidos a mais de dois anos no local.

Pet shop onde os animais eram comercializados 


Pode ser interessante para você

14 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics