Um trem pra comer: Yakissoba (ou quase)

Peoples, já que há muito muito tempo eu não posto receitinhas, aí vai uma com passo a passo, que até um macaco consegue fazer (ops,...





Peoples, já que há muito muito tempo eu não posto receitinhas, aí vai uma com passo a passo, que até um macaco consegue fazer (ops, será que dá pra fazer piadas com macacos ou vão me alexandrepirezar?)

Meu namorado Falconi vinha falando e falando que estava com vontade de comer yakissoba e como eu herdei a incrível cara de pau da Sra. Dona Diva (minha mãe) em me meter a fazer coisas que não sei fazer na cozinha, mandei uma sms bonitinha pro Falconi pedindo pra ele comprar os ingredientes.

O Yakissoba mesmo, classicão, é um pouco mais requintado (leia-se: fica mais caro) então fiz essa versão com algumas restrições orçamentárias, mas que ficou muito, mas muuuuuuuito gostoso.


(Quase)Yakissoba

Ingredientes:

01 pacote de macarrão instantâneo para yakissoba (o pacote tem 500 gramas)

03 cenouras médias
01 abobrinha pequena
01 pacote de brócolis congelado
01 cebola grande
Repolho (como assim REPOLHO? É filhinho, acelga custa caro e não tinha no supermecado, põe repolho que fica bom também)
01 cubo caldo de frango (pode ser caldo de legumes também, da marca que preferir)
01 peito de frango
Shoyu
òleo
Sal
Pimenta do Reino
Óleo de soja
1/2 dose de bebida alcoólica (o ideal é saquê, mas como não tinha, foi meia dose de uísque mesmo)

Modo de Fazer:

Primeiro coloque água pra ferver. Tem que ser água suficiente pra cobrir o macarrão. Enquanto a água ferve, pique tudo:
A cebola deve ser picada à Juliene ou em pétalas (não entendeu? clique aqui e aprenda os cortes para legumes e outros vegetais);
A cenoura, e a abobrinha devem ser cortadas em palitos;
O brócolis já vem em pedaços mimosos, se achar que estão grandes, parta ao meio;
O repolho, ou acelga, eu prefiro rasgar as folhas. Não precisa ser muito, acho que rasguei umas oito folhas de repolho para essa receita;
O peito de frango (por favor, compre sem osso que dá menos trabalho) deve ser cortado à Emince (também não entendeu? Clica aqui e aprende, ahahaha). Eu temperei o frango com o sal temperado da minha mãe (uma mistura de sal, alho, pimenta do reino, óleo e pimenta bode), mas você pode temperar da forma como costuma fazer em casa. Lembre-se que a receita leva shoyu e ele é salgado, então coloque menos sal do que o de costume, ok? É bom você cortar o frango primeiro, porque aí ele vai absorvendo o tempero.
Coloque o cubo de caldo de frango ou legumes na água que vai cozinhar o macarrão. Esse macarrão cozinha em 4 minutos, então cuidado se você não consegue administrar duas panelas ao mesmo tempo

Você pode fazer isso enquanto prepara os outros ingredientes. Quando a água estiver fervendo, jogue o macarrão nela, deixe cozinhar por uns quatro minutos, retire do fogo, jogue num escorredor, e vá passando na água fria (embaixo da torneira) até esfriar todo o macarrão. Isso é importante para interromper o cozimento e ele ficar consistente e não com cara de comida de hospital.
Numa panela grande (se você tiver uma wok, melhor ainda) coloque um pouco de óleo, quando ele estiver aquecido, coloque a cebola. Refogue essa cebola até ela ficar transparente.



Acrescente o peito de frango e vá refogando. Quando ele estiver mais branquinho do que rosado, acrescente molho shoyu. Tente não colocar muito, é mais fácil acrescentar shoyu ao longo do processo, do que tentar corrigir o excesso;


O frango deve ter ainda um pouco de caldo no fundo da panela, quando você for acrescentar a cenoura. Não se acrescenta água nesse refogado, os alimentos são cozidos no líquido que liberam em contato com o calor, por isso você vai sempre começar dos de cocção mais lenta para os que cozinham rapidamente.


Junte a abobrinha, e vá mexendo o refogado. Se achar que está ficando seco, acrescente mais shoyu, mas não se preocupe, porque a abobrinha vai soltar água. O importante é nunca deixar o caldo secar por completo na panela.


Junte o brócolis aos outros ingredientes da panela, misture sempre para que todos eles absorvam o sabor uns dos outros. O brócolis não precisa ficar tanto tempo quanto os outros ingredientes, um minuto depois de colocá-lo na panela, você já pode acrescentar o repolho.

Junte o repolho rasgado, misture ele ao refogado, um pouco de pimenta do reino e desligue o fogo. Experimente para saber se está faltando sal ou shoyu.

Com dois garfos, misture o macarrão ao refogado de vegetais com frango. Aí é só comer e comer e comer....




Pode ser interessante para você

2 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics