Versões Versus - Major Tom (Coming Home)

Em algum post perdido aí pra trás, eu contei pra vocês que Astronauta de Mármore do grupo gaúcho Nenhum de Nós é na verdade uma versão de...



Em algum post perdido aí pra trás, eu contei pra vocês que Astronauta de Mármore do grupo gaúcho Nenhum de Nós é na verdade uma versão de Starman de David Bowie. Pois então, Bowie tinha uma coisa com seres espaciais e astronautas, por que outro personagem de suas músicas que vivia nas estrelas, rendeu uma das melhores músicas do início dos anos 80.


Major Tom era um astronauta criado por Bowie e que figurou nas músicas Space Oddity, Ashes to Ashes e Hallo Spaceboy. Major Tom se tornou tão emblemático na música de Bowie que teve sobrevida em músicas de diversos outros artistas e Petter Schillings criou uma das melhores:  Major Tom (Coming Home).

Se em Space Oddity Major Tom é bem sucedido em sua ida ao espaço, na canção de Schilling ao voltar para a Terra, uma pane faz com que só lhe reste pedir que entreguem seu amor à sua esposa. Dado como morto, Major Tom se diz voltando para casa. Aí as versões em inglês e alemão divergem. Enquanto no original, em alemão se lê mich führt hier ein licht durch das All (leva-me aqui, uma luz através do universo) em inglês a frase now the light commands é entendida como agora a vida comanda. Ou seja em alemão fica mais clara a idéia de morte (ir para a luz).

A história de Major Tom através de décadas de música é muito interessante e renderá vários posts com toda certeza. Por enquanto ficamos com a música de Peter Schilling, em alemão, inglês, a versão fidelíssima de Shiny Toy Guns e a versão genial de William Shatner. Aprecie sem moderação.


Major Tom (Völlig Losgelöst)



Major Tom (Coming Home)



Major Tom (Versão da banda Shiny Toy Guns)



Major Tom (William Shatner)

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics