O refrigerante terrorista

Com certeza você já leu em algum portal ou recebeu por email, aquele "estudo" sobre o que acontece com o seu corpo quando você t...



Com certeza você já leu em algum portal ou recebeu por email, aquele "estudo" sobre o que acontece com o seu corpo quando você toma refrigerante. Primeiro, não sei quem fez esse estudo, qual orgão seja de saúde ou de ensino que embasou esse estudo, então vou fazer a minha análise.

Logo no item 1 ele diz que uma lata de 350mL de refrigerante contém o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar. Bom, na própria lata vem a informação da quantidade de açúcar: 37g o que equivale a 148 Kcal (na embalagem da Coca diz 149 kcal.). Pois bem, uma colher de chá de açúcar é usada como equivalência a 10g ou seja, 10 colheres de chá seriam 100g e não 37 e resultariam em 400 kcal e não 148, 149kcal. Enfim; um mínimo de matemática já desmonta toda a teoria do tal estudo.


Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO . Veja tabela completa da UNICAMP

Refrigerantes são sim alimentos pobres em nutrientes, repletos de calorias vazias e com componentes prejudiciais a saúde. O ácido fosfórico encontrado em refrigerantes de cola dificulta a fixação de cálcio (leia-se: cáries agora e osteoporose no futuro). Algumas marcas de refrigerante sabor laranja, apresentam concentração de benzeno (cancerígeno) acima do permitido pela ANVISA, além de amarelo tartrazina (alergênico)... Enfim é uma delícia dos tempos modernos mas que não deve ser consumida em excesso. Agora, é importante também, tomar cuidado com o tipo de informação que se passa, pra não correr o risco de cair no ridículo

No final da matéria há o depoimento de uma nutricionista, Marcela Kotait. Pesquisando, descobri que ela escreve para o blog GENTA, eu recomendo.

Pode ser interessante para você

3 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics