As cores a seu favor

Eu já fiz aqui um post para saber se seu blog briga com as cores ou se você combinou tudo direitinho. Como eu ainda acredito que um dia ter...

Eu já fiz aqui um post para saber se seu blog briga com as cores ou se você combinou tudo direitinho. Como eu ainda acredito que um dia terei um template 100% meu, resolvi aprender um pouco sobre combinações de cores. Vamos lá?

Essa rodinha é uma roda de cores, ou círculo cromático. Eu aconselho a abrir a imagem e salvar no seu computador, porque é ótimo para se consultar.

As cores despertam emoções então, óbvio vamos usar as cores de acordo com as sensações que queremos usar. Meu template anterior era legal, mas era predominantemente cinza o que não passava a leveza do blog, nem tampouco o meu temperamento explosivo...

A roda de cores é formada pelas cores primárias (vermelho azul e amarelo). Ao combiná-las você tem as cores secundárias, laranja roxo e verde. Para ter uma cor terciária basta combinar uma cor secundária com a cor primária vizinha formando: amarelo laranja, amarelo verde, azul verde, azul  roxo, vermelho roxo e vermelho alaranjado. A partir daí você parte pro abraço e faz as combinações que melhor se adequarem ao que você precisa.

Acromático 

Abstract Photography by Tim Walter


Ou se preferir, escala de cinza. Preto Branco e variações de cinza.


Monocromático 



Uma única cor, com valores e intensidade variadosO branco e o preto entram para compor matizes e tonalidades.

Análogas 



Quais quer três cores vizinhas na roda de cores são análogas. Variam pouco entre si e formam combinações harmoniosas

Complementares



Cores que ficam de frente uma para a outra na roda de cores são complementares

Triádicas



Cores com espaçamentos iguais (por exemplo, pegue uma cor, pule trê, pegue outra cor, pule três...) Usar as cores primárias juntas é uma combinação triádica.


Lembrando que você pode e deve ousar nas combinações de cores, mas sempre observando se esta é agradável aos olhos. Ao usar combinações de cores e texto, observe sempre se o texto continua legível e não se esqueça nunca, nunca que algo que parece claro para você, pode ser totalmente confuso para seu público/cliente.

Pode ser interessante para você

2 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics