Um trem pra comer - Molhos

Sábado assistindo ao MGTV eu, minha mãe e meu irmão ficamos chocados com a maneira (toda errada) como o convidado preparou o molho branco....



Sábado assistindo ao MGTV eu, minha mãe e meu irmão ficamos chocados com a maneira (toda errada) como o convidado preparou o molho branco. Então, vamos a alguns molhos para variar o macarrãozinho nosso de toda falta de inspiração culinária...


Molho Branco:

04 colheres (sopa) de manteiga
03 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
01 cebola ralada
01 litro de leite morno
Noz moscada à gosto
Sal à gosto
Pimenta do reino branca à gosto

Aqueça a manteiga frite a cebola até ficar transparente. Acrescente a farinha, mexendo sem parar, quando estiver toda incorporada à manteiga e a cebola, vá acrescentando o leite e continue mexendo; mexer é o segredo principal do molho branco, porque se você não mexer bem enquanto coloca a farinha, vai formar bolinhas de farinha crua e se não mexer bem quando colocar o leite, vai empelotar e em qualquer um dos dois casos fica horrível. Acrescente o sal (sempre coloque menos do que você acha que tem que colocar. É mais fácil corrigir pra mais do que pra menos). Tem gente que gosta de fritar a noz moscada (moída please) na cebola, tem gente que prefere colocar pouco antes de desligar o fogo, e assim, coloque uma pitada, não exagere. Pouco antes de desligar o fogo, se quiser acrescente uma lata (sem soro) ou caixinha de creme de leite. Também pode acrescentar caldo industrializado, do sabor que preferir, mas se for usar, coloque, deixe dissolver e depois se achar que precisa, acrescente sal.

O molho Bechamel é quase a mesma  coisa, com a diferença que você vai aromatizar o leite com ervas finas. Amarre (com uma cebolinha), salsa, alecrim, manjericão ou outras ervas frescas que você goste e aqueça o leite com esse buquê de ervas (chama-se bouquet garni).

Se o molho empelotar, não se desespere, espere esfriar e bata no liquidificador.

Molho Vermelho (com tomates)

8 tomates bem maduros à macedoine
1 colher (sopa) de azeite
01 pitada de açúcar
1 cebola picada à brunoise ou ralada
1 dente de alho picado
2 copos de água quente
Sal, pimenta do reino e manjericão fresco picado a gosto

Você pode fazer esse molho deixando os pedaços do tomate (eu prefiro) ou batê-los no liquidificador e passar pela peneira.
Aqueça o azeite, acrescente a cebola, quando esta ficar transparente, acrescente o alho picado e o tomate, em pedaços ou batido e peneirado. Acrescente a pitada (uma pitada de 3 dedos) de açúcar para "quebrar" a acidez do molho, deixe refogar por uns 5 minutos e acrescente a água se tiver feito com os tomates em pedaços. Se fizer com os tomates batidos, acrescente apenas um copo de água quente. Deixe o molho reduzir (ele vai evaporar e consequentemente diminuir a quantidade), acrescente os temperos. O manjericão deve ser acrescentado pouco antes de desligar o fogo.

Molho Vermelho (com extrato de tomate)

01 cebola picada brunoise ou ralada
2 dentes de alho bem picados
1/4 xícara (chá) de azeite
1 1/3 xícara (chá) de extrato de tomate
1/2 colher (chá) de açúcar
2 1/4 xícara (chá) de água quente
Pimenta do reino à gosto
Sal a gosto
cebolinha à gosto

Aqueça o azeite, acrescente a cebola, quando ela estiver dourada, junte o alho, depois o extrato de tomate e o açúcar. Deixe essa mistura fritar um pouco, quanto começar a formar uma camada laranjada nas laterais da panela, acrescente a água quente, deixe ferver por uns 20 minutos, acrescente o sal e a pimenta do reino, deixe cozinhar por mais 10 minutos (sempre em fogo médio), junte a cebolinha e desligue o fogo.


Molho Pesto

01 colher de pasta de alho
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de manjericão fresco bem lavado sem os talos
3 colheres (chá) de pinoli ou de nozes triturados
02 colheres (sopa) de queijo peccorino ralado
02 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
pimenta-do-reino a gosto

Se você achar caro comprar a pasta de alho, pode amassar o alho com o sal num pilão até formar uma pasta. O Pesto aliás, é um molho de pilão; O ideal é após amassar o alho com sal no pilão, acrescentar o manjericão, pilar até formar uma pasta verde, juntar o pinoli, o queijo, sempre pilando e por último o azeite lentamente e a pimenta do reino . Mas se você não tiver esse romantismo todo, bata os ingredientes no multi processador mesmo, respeitando essa ordem.



Molho Carbonara

1 cebola média picada a brunoise
150 g de bacon em cubos
2 ovos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 caixinha de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Sal a gosto

Bata os ovos com um garfo em uma tigela e deixe ele quietinho lá esperando. Enquanto isso, aqueça o azeite, frite o bacon (a receita original, leva 5 colheres de azeite; como leva bacon e creme de leite, eu acho exagerado 5 colheres, mas se você não se importar, vá fundo). Acrescente a cebola, e frite com o bacon por uns três minutinhos. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite, o ovo batido e o sal, mexendo cuidadosamente, desligue o fogo (não pode ferver), acrescente sal e pimenta do reino. Ao servir, acrescente o parmesão


E é claro, há uma infinidade de molhos prontos no mercado, basta seguir as instruções da embalagem...

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics