Google Art Project

Eu ia começar esse post, reclamando dos horários de funcionamento dos museus de Uberaba (o único que se salva é o Museu dos Dinossauros), m...

Eu ia começar esse post, reclamando dos horários de funcionamento dos museus de Uberaba (o único que se salva é o Museu dos Dinossauros), mas desisti, tenho tentado disciplinar essa minha eterna insatisfação com tudo.

Bom, o Google, como sempre tentando ser o gênio da lâmpada sempre disposto a atender nossos desejos, mesmo antes de externá-los no início de fevereiro, lançou o Google Art Project, um acordo firmado entre o Google e os 17 principais museus do mundo, oferece um tour virtual pelos corredores desses museus e a apreciação de algumas de suas obras com zooms potentes capazes de nos oferecer diversos detalhes de pinturas e esculturas de vários períodos e artistas. Assim, é possível admirar o universo conturbado de Van Gogh em seu museu, admirar obras do castelo de Versailles (Jesus, como Luís XIV era feio!) ou mesmo o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York).






Você pode optar por ver as obras ou pela panorâmica, através dos corredores do museu pelo sistema de street view; usando esse sistema, você vai reparar que alguns locais ficam embassados, desfocados; não xingue sua conexão de internet, sua placa de vídeo ou o street view, é puramente uma questão de direitos autorais que o Google precisou respeitar. Enfim, mais de 1000 produções de arte para a apreciação gratuita, bastanto poucos cliques do mouse.



E como diriam em programas de televendas, espere porque não é só isso! Além de visitar os museus, você pode ainda, criar suas coleções pessoais, basta ter uma conta do Google. Basta clicar em Create an Artwork Collection, abrirá uma guia na parte inferior da página, clique em Add Artwork view to your collection e pronto, a obra já está em sua galeria pessoal.



Se quiser, ainda pode acrescentar comentários, basta clicar em Edit View. Clicando em Options, você ainda pode compartilhar sua galeria através de várias redes sociais, ou divulgando o link. Minha galeria está aqui

Claro, óbvio, não substitui a experiência de visitar esses lugares. Mas para os que não tem a oportunidade de viajar e conhecer grandes museus, é uma experiência rica e emocionante, uma forma de entrar em contato com o mundo através da arte.

E finalizo com uma fala de Dagomir Marquezi, que me inspirou a fazer este post:

"Museus guardam a referência da experiência humana para que possamos aprender com o passado. Sua função é tão simples quanto fundamental. Nós brasileiros, somos irresponsáveis nisso. Nossos museus, com raras excessões são indigentes. Tratamos o passado a bordoadas e o enterramos em vala comum. O Art Project pode incentivar a criação de bons museus virtuais. O mundo é um vasto museu. Nem um fiapo chega às salas de exposição"

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics