Escaldado de Fubá

Em Uberaba previsão de um carnaval chuvoso, mas chuva não é e nunca foi empecilho pra beber e como ressacas carnavalescas costumam...



Em Uberaba previsão de um carnaval chuvoso, mas chuva não é e nunca foi empecilho pra beber e como ressacas carnavalescas costumam ser homéricas, nada como um belo escaldado de fubá pra recobrar as forças e mandar a ressaca aparecer outro dia...

E se você não bebe, faça o escaldado do mesmo jeito, é uma delícia!





Escaldado de Fubá

01 cebola ralada
02 dentes de alho amassados
02 colheres de sopa de óleo ou azeite
04 colheres de sopa beeeem cheias de fubá
02 litros de água quente
02 ovos
01 cubo de caldo de carne, frango ou legumes
pimenta do reino
Cheiro Verde picado

Numa panela (pegue uma panela grande, porque quando o fubá está fervendo, ele tem o mal hábito de 'cuspir' em você), aqueça o óleo, jogue a cebola e refogue até ela ficar transparente. Junte o alho, deixe dourar e coloque a água quente e o cubo de caldo da sua preferência. Enquanto espera essa água ferver, num copo coloque as quatro colheres de fubá, junte água fria e misture até dissolver todo o fubá. Nem pense em jogar o fubá seco na água fervendo porque não vai prestar. Quando a água estiver fervendo, misture o fubá dissolvido e mexa para não deixar empelotar. Quando voltar a ferver, tampe a panela e deixe em fogo brando por alguns minutos. Experimente, se achar que está faltando sal, coloque um pouco e também a pimenta do reino moída. Coloque os dois ovos (sem casca tá?) no escaldado e mexa por mais uns dois minutinhos coloque o cheiro verde, desligue e pronto! Tome quente, cura qualquer ressaca, preguiça leseira ou coisa do gênero.

Obs: tem gente que coloca o fubá seco, junto com a cebola, refoga e depois vai colocando a água fervente aos poucos pra não empelotar; apesar de que esse é o jeito certo de escaldar o fubá, dissolvê-lo na água fria é bem mais fácil.

Variações
O ovo é opcional, então se não quiser, não precisa colocar;
Se quiser, refogue uns pedacinhos de linguiça junto com a cebola, ou carne moída ou frango desfiado.
Também pode colocar couve rasgada (isso mesmo; lave bem as folhas de couve e rasgue em pedaços médios) na hora em que for acertar o sal.




Bonus track - Boldo

Se a ressaca estiver violenta, amasse 4 folhas de boldo num copo, encha esse copo com água gelada e beba de uma vez; depois tome o escaldado, você fica bão, precisa de ver!

Pode ser interessante para você

5 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics