Um trem pra comer - Fake Strüdel

Apfelstrüdel original O Strüdel é um doce austríaco, feito com uma massa folheada finíssima, nozes, açúcar e maçã; tem quem acrescente u...

Apfelstrüdel original

O Strüdel é um doce austríaco, feito com uma massa folheada finíssima, nozes, açúcar e maçã; tem quem acrescente uvas passas também, vai do gosto da pessoa.

Quando fiz o Curso Técnico em Nutrição e Dietética do antigo CEFET (hoje IFTM), a professora Dione estava fazendo seu mestrado sobre preparações dietéticas, onde fui uma de suas auxiliares no desenvolvimento das receitas, e durante uma aula de dietéticos, ela ensinou esse falso Strüdel, ficou uma sobremesa leve e barata e muito mais simples de fazer do que o Strüdel original.


Fake Strüdel

01 embalagem de massa de pastel redondinha;
04 maçãs picadas (não use maçã argentina, são lindas mas tem gosto de areia);
01 pacote de bolacha cream cracker ou água e sal;
adoçante de forno e fogão 
01 gema de ovo
margarina
Canela em pó

Uma observação sobre o adoçante: nem pense em usar adoçantes à base de aspartame. Além de horríveis e de deixarem um gosto amargo na boca, eles são impróprios para uso culinário, pois perdem suas propriedades adoçantes quando expostos ao cozimento. Eu aconselho utilizar o Tal e Qual que é um adoçante de forno e fogão e que rende resultados muito próximos do açúcar.

Pique a maçã e as bolachas salgadas à brunoise; não precisa picar todo o pacote de bolachas, de preferência uma quantidade que fique equivalente às maçãs picadas. Misture com um pouco de margarina e o adoçante (coloque uma colher de sopa rasa e experimente; se achar que ficou pouco doce, acrescente um pouco mais, mas sempre com cuidado pra não exagerar) e um pouco de canela em pó. Recheie as massinhas de pastel, feche com um garfo (passe água na borda interna da massinha, feche e aperte a pontinha com o garfo até fechar todo o pastelzinho).

Bata a gema, misture com uma colher de água ou uma colher de café frio e pincele os pastéizinhos. Se não tiver o pincel, use um papel toalha ou os dedos, bem lavadinhos por favor. Coloque numa forma e leve ao forno médio, já pré aquecido até dourar a massa.

Agora se você está pouco se lixando para as calorias, substitua a bolacha por 300 gramas de nozes ou amêndoas raladas ou picadinhas, o adoçante por açúcar (de preferência mascavo),  acrescente 100 gramas de uvas passas brancas e manteiga de leite ao invés da margarina, fica bão também.

Ah e não tire a casca da maçã. Ela é rica em flavonóides e pectina, que fazem um bem imenso ao seu organismo.

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics