Mensagem de Natal - Chico Xavier

By Jessie - 10:35




Quando ainda os acontecimentos no Complexo do Alemão estavam recentes e pulsantes em nossa mente, @TicostacruzRock tentava através do twitter conseguir um gerador de energia para um evento no morro e felizmente conseguiu, o evento foi feito e bem sucedido. Na semana seguinte, falando sobre o dia que havia passado no morro, ele disse que o que havia feito não era caridade.

Então perguntei a ele o que ele considerava como Caridade, mas não obtive resposta.


Temos o mal hábito de achar que CARIDADE é a esmola dada as pressas ao pedinte na rua, as roupas usadas que enviamos a casas de apoio aos mais necessitados, é o pedaço de pão dado ao que bate à porta com fome. E claro, tudo isso também é caridade, mas o conceito é muito mais amplo do que isso, não se deve restringir a Caridade ao assistencialismo.

Na página da Prefeitura, quando da notícia de que o Papai Noel levaria cartinhas dos Correios para serem adotadas pelos funcionários públicos, uma funcionária respondeu à notícia que os funcionários é que precisavam de presentes pois o que ganhavam não dava pra ajudar a ninguém.

Infelizmente não há dinheiro ou presente que sane a pobreza de espírito.

Mas voltemos ao conceito de Caridade, insisto que ela não deva se restringir ao assistencialismo. As vezes calar uma palavra cruel, é a maior caridade que se pode praticar em relação a alguém. Ouça aquele amigo que precisa desabafar, sorria pra aquele colega de trabalho que vive de cara fechada, abrace sua professora e peça desculpas pelo inferno feito na vida dela ao longo do ano letivo, ajude alguém que está em dificuldade com alguma tarefa, engaje-se em algum projeto social. Tempo doado, afeto compartilhado, valem muito mais do que se imagina e fazem um bem imenso também a quem doa. Lembrem-se de que no Natal se registra um aumento nos casos de suicídio, já parou pra pensar que um sorriso pode salvar uma vida?
Feliz natal pessoas, sejam felizes!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. De vez em quando penso nisso... pq as pessoas tem tanto problema com a palavra 'caridade'? Tem um vereador nosso q troca ela por 'cidadania' pq assim as pessoas aceitam de primeira. Eh estraño q as pessoas ñ se assumam capazes de ser uteis.

    ResponderExcluir