Mensagem de Natal - Chico Xavier

Quando ainda os acontecimentos no Complexo do Alemão estavam recentes e pulsantes em nossa mente, @TicostacruzRock tentava através do tw...




Quando ainda os acontecimentos no Complexo do Alemão estavam recentes e pulsantes em nossa mente, @TicostacruzRock tentava através do twitter conseguir um gerador de energia para um evento no morro e felizmente conseguiu, o evento foi feito e bem sucedido. Na semana seguinte, falando sobre o dia que havia passado no morro, ele disse que o que havia feito não era caridade.

Então perguntei a ele o que ele considerava como Caridade, mas não obtive resposta.


Temos o mal hábito de achar que CARIDADE é a esmola dada as pressas ao pedinte na rua, as roupas usadas que enviamos a casas de apoio aos mais necessitados, é o pedaço de pão dado ao que bate à porta com fome. E claro, tudo isso também é caridade, mas o conceito é muito mais amplo do que isso, não se deve restringir a Caridade ao assistencialismo.

Na página da Prefeitura, quando da notícia de que o Papai Noel levaria cartinhas dos Correios para serem adotadas pelos funcionários públicos, uma funcionária respondeu à notícia que os funcionários é que precisavam de presentes pois o que ganhavam não dava pra ajudar a ninguém.

Infelizmente não há dinheiro ou presente que sane a pobreza de espírito.

Mas voltemos ao conceito de Caridade, insisto que ela não deva se restringir ao assistencialismo. As vezes calar uma palavra cruel, é a maior caridade que se pode praticar em relação a alguém. Ouça aquele amigo que precisa desabafar, sorria pra aquele colega de trabalho que vive de cara fechada, abrace sua professora e peça desculpas pelo inferno feito na vida dela ao longo do ano letivo, ajude alguém que está em dificuldade com alguma tarefa, engaje-se em algum projeto social. Tempo doado, afeto compartilhado, valem muito mais do que se imagina e fazem um bem imenso também a quem doa. Lembrem-se de que no Natal se registra um aumento nos casos de suicídio, já parou pra pensar que um sorriso pode salvar uma vida?
Feliz natal pessoas, sejam felizes!

Pode ser interessante para você

1 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics