CTBC - Não faz nenhum sentido!

Já avisando aos que não conhecem a CTBC; não estou kibando o @felipeneto ; o slogan atual da CTBC é exatamente "você com CTBC faz tod...


Já avisando aos que não conhecem a CTBC; não estou kibando o @felipeneto; o slogan atual da CTBC é exatamente "você com CTBC faz todo o sentido".

E para os que não conhecem a empresa, lá vai: a CTBC (Companhia de Telecomunicação do Brasil Central) é uma operadora brasileira de telecomunicações, que atua nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e atende apenas a empresas em outros dois estados e Distrito Federal. Presta (ou pelo menos deveria) serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga, provedor de internet e TV por assinatura.


Como durante muito tempo, a CTBC manteve o monopólio do serviço de telefonia e internet na região, deve ter se acomodado ao fato de que o consumidor não tinha outra escolha, tinha que engolir goela a baixo a companhia, por não ter outra alternativa. E apesar de que a empresa não tem mais esse controle absoluto, ainda teima em deixar muito, muito a desejar em se tratando de atendimento ao consumidor.

Em agosto, num sábado pela manhã uma vendedora da CTBC me contactou oferecendo o pacote de internet 2Mb, 300 minutos de telefone fixo e tv por assinatura, por 179,90. Recusei e ela me fez outra oferta; 2Mb de internet, 300 minutos de telefone fixo sem cobrança de assinatura e um celular para partilhar os 300 minutos do fixo, mais provedor gratuito de internet por 128,90 (99,89 de net + 38,56 de serviços de voz). Como estava abaixo do que eu costumava pagar, resolvi aceitar esse plano. E aí começa meu calvário atual com a CTBC.

Digo atual por que SEMPRE que contrato um serviço dessa operadora, tenho o mesmo problema; eles não cancelam o serviço que está sendo substituído. Assim, quando chegou a primeira fatura referente ao plano, tive duas surpresas; a primeira é de que a CTBC me cobrou os 38,56 reais referentes à parte de telefonia fixa ao plano que eu havia contratado, os 40,29 da assinatura do plano básico, que era o plano que eu havia substituído pelo mix, isso sem contar, ligações para outras operadoras, claro. E a segunda surpresa ao ligar para a ctbc descobri que o plano mix não havia sido ativado, e sim atrelado ao celular; minha conta então teve um acréscimo de cem reais a mais do que eu costumava pagar antes. Bom, liguei para a ctbc, expus o problema e me foi pedido um prazo para que a empresa me desse uma resposta. Quinze dias após a reclamação a CTBC ainda não tinha uma explicação a me dar, então liguei para a ANATEL, numa sexta feira. Na semana seguinte a ANATEL entrou em contato comigo, avisando que a minha reclamação junto a CTBC ainda estava em aberto, mas que já havia sido determinado que a mesma estornasse o valor de 39,58 reais que a ANATEL julgou ter sido cobrado indevidamente. Ótimo, na fatura seguinte, realmente eu tive um desconto nesse valor em minha conta e eu achei que estava tudo resolvido.
Isso até esta semana, quando peguei a conta da CTBC e vi lá no finzinho a seguinte linha:

  • Outros serviços
          Complemento de Contestação Procedente                    -0,41
           Débito Recl. Ref. Valor Retirado a Maior - Fixa          39,51

Eles estavam me cobrando de volta o valor que haviam descontado da conta anterior! Respirei fundo e liguei novamente para a CTBC e pedi a atendente que me explicasse o motivo da cobrança e só não caí dura com a resposta porque estava deitada em minha cama; a CTBC alegava que o valor cobrado indevidamente em minha conta paga no mês de outubro, era de 0,39 centavos e não de 39 reais, por isso estavam pegando de volta o que me devolveram "a mais".

Nesse momento toda a minha educação foi pro saco e só não esganei a coitada da atendente porque não alcançava o pescoço dela pela fio do telefone. Aleguei que isso estava errado, citei os números de protocolo das minhas reclamações anteriores, citei todos os valores cobrados nos boletos, etc, etc, etc. Agora lembrando fico até com pena da menina que me atendeu, mas como ela ficasse a todo momento me colocando à espera tentando achar uma solução pra eu parar de brigar com ela, acabei cansando, desliguei o telefone e já sabendo qual a justificativa da CTBC, liguei novamente para a ANATEL. Expliquei o caso, passei o número de protocolo de minha reclamação anterior, o protocolo do atendimento CTBC que acabara de fazer e pronto. Isso tudo na última quinta feira, dia 09/12.

Ontem, 10/12 estava lanchando em frente à faculdade (Paulista, o que seria da minha vida sem seu lanche de R$3,00 com uma Kuat de brinde?) quando a CTBC me contactou, avisando que os 39,51 indevidamente, serão descontados na próxima conta.

A CTBC assim como as demais operadoras de telefonia, contam com a ignorância e ingenuidade do cliente. Faz esse tipo de  coisa, esperando que nada aconteça. Então deixo aqui algumas dicas que talvez sirvam:
  • Sempre que contratarem um serviço para substituir um já existente, exijam o cancelamento do plano atual. Isso evita que você seja cobrado por um serviço que não usa mais, não conte com a boa fé da operadora, só caí do cavalo com isso;
  • Anote sempre todos os números de protocolo e o nome da atendente. E em casos extremos, solicite as cópias do atendimento, é direito do consumidor e a operadora é obrigada a fornecer gratuitamente cópias dos atendimentos ao consumidor;
  • Não grite, não xingue, mantenha a calma; assim como as gravações podem agir a seu favor, podem depor contra também;
  • Se o seu problema não for resolvido imediatamente, ligue para a Anatel, não espere que a operadora dê atenção ao seu caso, porque não vai. Na primeira reclamação, eles me enrolaram por 15 dias, na segunda, como liguei imediatamente para a Anatel, solucionaram o problema no dia seguinte;
  • Procure o Procon, ou outros órgãos de defesa do consumidor, como a Proteste e se oriente sobre como proceder quando se sentir lesado por qualquer prestadora de serviços, a Proteste por exemplo, oferece assessoria jurídica gratuita aos seus assinantes.
E se você sofre na mão da CTBC, siga o perfil @CTBC_Fail  que não é oficial, até porque a CTBC nem deve saber que twitter existe, imagine se iriam criar um perfil lá, pra ouvir todas as nossas reclamações...

Pode ser interessante para você

9 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics