Curso Superior de Teologia Espírita



"Amai-vos uns aos outros, este é o primeiro mandamento; instrui-vos, eis o segundo."
O Espírito da Verdade em  "O Evangelho, segundo o Espiritismo"

Quando o Espiritismo começou sua caminhada entre as religiões existentes, era assunto discutido em mesas de intelectuais, era assunto entre filósofos, professores, matemáticos, físicos; o próprio Allan Kardec decodificador da doutrina era um importante intelectual francês, com vários livros ditáticos publicados; Nicolas Cammile Flammarion, importante astrônomo francês com uma vasta obra sobre o tema, também abraçou a doutrina, tendo sido amigo de Allan Kardec, enfim, o caracter filosófico científico daquela nova doutrina, que combatia a fé cega, a aceitação submissa, que instigava seus adeptos ao raciocínio lógico e a aceitação apenas daquilo que se conseguia compreender, atraiu as mentes pensantes no fim do século XIX . Há ainda uma visão de que é uma religião elitista, apesar de que no Brasil, as classes mais humildes abraçaram a fé espírita, mais voltada para a caridade do que para o estudo e aprimoramento intelectual, mas ainda assim uma religião que impele seus adeptos ao estudo.


E assim, ao saber do curso Superior em Teologia Espírita da Faculdade Dr. Leocádio José Correia, senti-me sinceramente feliz; a religião que pedia aos seus seguidores que saíssem da ignorância finalmente tornava-se foco de uma graduação, o estudo normalmente feito em grupos despretensiosos de adeptos da doutrina, agora se mostra pedagogicamente organizado e legalizado.

A grade curricular do curso, é de 3.154 horas e é amplamente diversificada, contando desde Português, Ética e Informática Básica, até Metafísica, Lógica, Cosmologia e Física Quântica, passando claro, pela Pedagogia Espírita, as obras básicas do espiritismo, e aulas de Francês. Para ver a grade curricular completa, clique aqui. A mensalidade é de R$336,60 e a faculdade recebe alunos oriundos do ProUni.

Definitivamente eu preciso mudar para o Paraná... Excluindo outros motivos pessoais, este curso é dado em Curitiba.

FALEC

Conhecimento crianças, conhecimento... o tal ET Bilú é um fanfarrão, mas a mensagem dele é correta, o conhecimento não ocupa espaço e liberta.


Comentários

  1. Tarda mas não falha né? Há anos, nós vemos a ciência confirmar o que a gente que é espirita já está cansado de saber. Agora com uma faculdade, quem sabe consigamos confirmar mais rápidamente essas informações. E com a tão esperada evolução da ciência, ela e a religião possam finalmente fazer as pazes ;)

    ResponderExcluir
  2. O curso de Teologia Espírita não tem autorizado nem reconheçido no Mec. A faculdade dr. leocadio jose correia formou uma turma em 2007 o qual esta ilegal !
    Acessem:

    espiritosnuncamais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amigo anônimo, o curso de Teologia Espírita da FALEC obteve aprovação em 2002. Não sei como foi sua consulta ao MEC, mas ao acessar o E-MEC encontrei lá o curso:

    http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTUwMw==/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/Njg=

    Ninguém é obrigado a aceitar nada como verdade, até porque a verdade é muito mais ampla do que o nosso entendimento pode alcançar. Mas contra fatos não há argumentos, e o curso é sim reconhecido pelo MEC e espero que outras religiões também tenham seus cursos superiores, instruir-se é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Esse link do qual esta me repassado se trata do curso de Teologia. Essa não é a aprovação do curso de Teologia Espírita. Consulte o blog: espíritosnuncamais.blogspot.com e veja como a portaria 2.501 de 30 de agosto de 2002 permite a faculdade dr. leocádio jose correia a lessionar o curso de teologia e não teologia espírita. Se vossa senhora não sabe, os cursos de administração também com enfases tem portárias também os quais diferenciam da própria administração. Cada curso tem uma portária. O curso de teologia espírita não existe assim não fazendo-se valer do que disse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário