Versões Versus - Construção

Uma das composições mais geniais da música brasileira, Construção é a faixa título do quinto álbum de Chico Buarque. Esse álbum que conta ai...

Uma das composições mais geniais da música brasileira, Construção é a faixa título do quinto álbum de Chico Buarque. Esse álbum que conta ainda com Deus lhe Pague (sempre cantada junto com Construção, não tem jeito), e Cotidiano, entre outros grandes sucessos de Chico. O álbum é considerado o 3º melhor disco brasileiro de todos os tempos segundo a Rolling Stone Brasil e está presente no livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer"

O personagem anônimo de "Construção" sai de casa, beija a mulher e os filhos e vai para o trabalho. Lá, se anima e ergue uma parede "como se fosse máquina". Faz uma pausa, come qualquer coisa e bebe uma cachaça. Cai do andaime e se estatela no meio da rua, "como um pacote, atrapalhando o tráfego". Chico situa tudo em formato não discursivo, até mesmo impessoal. As estrofes são repetidas três vezes, com algumas palavras-chave sendo trocadas de posição. Mas são essas mudanças que tornam ambígua a compreensão da música. Na primeira vez, o cantor apresenta a história de uma forma lógica, quase jornalística. Na segunda repetição, a mesma história é contada, mas agora é levado em conta o estado psicológico do protagonista, que já estava se transformando num autômato. Na parte final, que não aparece na íntegra, o peão anônimo já se encontra demente e alucinado, não é dono de suas ações. O trabalhador teria morrido como consequência da falta de condições de trabalho ou teria se suicidado, desesperado diante de suas escassas perspectivas de vida?

A métrica da música, baseada em proparoxítonas que se alternam a cada repetição da música dá uma aula de português à parte; somou-se a isso a beleza do arranjo Sinfônico de Rogério Duprat, transformando esse samba num tratado sobre um período tenso e denso da história do Brasil.

Linda, maravilhosa essa música.

Lançado após a volta do exílio, Construção é a declaração culta e brilhante de insatisfação com o governo militar. Linda, maravilhosa essa música.

Construção - Versão Original



Versão Mato Seco


Versão Infierno (muito boa!)


Remix Projeto Taxidermia




Pode ser interessante para você

1 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics