Chuva de Granizo em Uberaba

Meu amigo Giovanni (Vekariel para os amigos) tirou a foto acima em dezembro de 2008 e eu sempre a achei além de linda, a personificação do ...


Meu amigo Giovanni (Vekariel para os amigos) tirou a foto acima em dezembro de 2008 e eu sempre a achei além de linda, a personificação do medo que sinto quando estou no centro de Uberaba e o tempo se fecha assim (esse é o Calçadão da Artur Machado).

Ontem amanheceu um dia de calor, daqueles que você tem certeza de que vai chover ainda no mesmo dia. O que significa que a melhor coisa a se fazer é se manter longe do centro da cidade.

Quem mora ou já visitou Uberaba, entende perfeitamente porque é chamada assim como Roma, de a cidade das 7 Colinas; as o centro é a parte baixa da cidade e os bairros são a parte alta, estão sobre as sete colinas, o que tranforma Uberaba praticamente num cone; e quando chove adivinha pra onde vai toda a água? Sim, para o centro da cidade, até por que as principais avenidas (Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira) eram córregos, nada mais natural que mesmo com todo o avanço e progresso, as águas continuem indo para lá.

A única diferença, é que onde antes haviam córregos, hoje existem planícies asfálticas, por onde passam carros, galerias subterrâneas insuficientes para o volume de água e um tanto bom de gente porca que acha que rua é lixeira e joga tudo quanto é porcaria no chão. Some tudo isso a muita, mas muita água e vòi lá, temos enchente em Uberaba.


Bom, estava trabalhando quando tuitei isso, e a mulher com quem eu estava conversando comentou que ali (estava perto do Hospital Escola) estava muito calor e que provavelmente estaria chovendo por perto.
Terminado neste local, entramos na van e continuamos nosso trabalho, nos afastando do centro da cidade e os pingos realmente começaram a cair. Ao chegarmos perto de uma creche que fica na Av. Nossa Senhora do Desterro, a chuva ganhou volume, senti as primeiras pedras de granizo baterem nos vidros da van e resolvemos ficar bem quietinhos dentro dela, esperando aquela chuva mais intensa acabar. Mais ou menos meia hora depois, descemos da van e continuamos nosso trabalho normalmente.

Foi quando o twitter começou a me mostrar que a chuva havia sido muito, muito mais séria do que poderíamos supor de onde estávamos. Uberaba havia sofrido uma tempestade de granizo como nunca havíamos visto, e o grande volume de água em diversos setores da cidade convergeram para o centro, mesclando o espetáculo das ruas cobertas de granizo com o circo de horrores que são as enchentes em Uberaba.

As fotos que fiz, só poderei postar na próxima semana; mas deixo aqui um apanhado geral que deixa bem claro a todos vocês que leram até aqui, o quanto eu tenho medo, quando a primeira foto desse post, deixa de ser apenas uma lembrança e se torna perigosamente real.

Foto de @ronaldomg

Fotos de @PathiQuimica




Foto de José Leandro


Foto de @DSonick


Fotos de Marcos Ribeiro para o Jornal de Uberaba


Foto de Capa do Jornal da Manhã, de Uberaba (nos créditos constam os nomes de Paulo Vanucci, Thiago Pires e Jairo Chagas, responsáveis por todas as fotos da capa do Jornal da Manhã de hoje)







Matéria exibida no Band Cidade

Isso sem contar as diversas casas destelhadas, o Supermercado LS Guarato que foi extremamente danificado, ao ponto de não ter aberto suas portas hoje pela manhã, o estado desolador em que ficou a Prefeitura Municipal de Uberaba, sem energia elétrica (assim como boa parte da cidade), com seus corredores e secretarias alagadas o pátio forrado de gelo e folhas...Muito trabalho para as equipes de limpeza em toda a cidade, carros danificados dentro de estacionamentos particulares, enfim, um susto e um prejuízo imensos, mas felizmente sem vítimas fatais.

Quer dizer, pouco após toda essa tragédia, um infeliz que saiu lá de São Paulo pra vir caçar o que não perdeu aqui em Uberaba, roubou do nosso querido Colorado o jogador André Nascimento, de uma forma estúpida, cruel, sem justificativas...A morte que coroou essa tarde triste não foi causada pela chuva, mas seguiu-se a ela.

Que sejamos poupados de outros dias 12 de novembro como esse de 2010...

Pode ser interessante para você

3 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics