Porto Seguro e o preconceito contra os jovens

Em resumo: tenho um grupo de amigos que um belo dia resolveram ir morar em São Paulo, para estudar, alguns voltaram outros ficaram, um deles...

Em resumo: tenho um grupo de amigos que um belo dia resolveram ir morar em São Paulo, para estudar, alguns voltaram outros ficaram, um deles vai casar lá (gracinha Mário e Fernandinha!!!). Só que não adianta eles serem profissionais qualificados, bem empregados e cumpridores de suas obrigações; ser jovem, e solteiro pelo jeito agora se tornou defeito que depõe irreversivelmente sobre seu carácter...Não estão entendendo não é?

É simples... leiam a baixo e entendam que para a Porto Seguro não importa se você paga seu aluguel em dia, se nunca causou transtornos, se está bem empregado e é responsável com suas obrigações finaceiras...




Uma hora depois, a Porto Seguro entrou em contato com o meu amigo Douglas para saber o que causara um tweet tão "veemente". Não pude postar a mensagem, porque a seguradora usa da lei para proibir que o conteúdo da mensagem seja divulgado...Mas vou colar a resposta do Doug:

CARTA RESPOSTA À PORTO SEGURO:

A/C Antônio Mafra,



Meu caso é o seguinte: estou tentando fazer um seguro-fiança com a sua empresa.

Então preciso contar uma historinha:

Há 4 anos atrás um grupo de 6 mineiros resolveu que ia estudar cinema em SP, vieram, a mãe de um deles (Carmem) alugou o apto para eles e colocou um familiar dela como fiador, pois nenhum deles tinha fiador em SP (todos de MG) e nem condições (na época) de fazer o contrato no seu nome.

Há 3 anos atrás eu me mudei para este mesmo apto. Consegui um emprego por aqui antes mesmo de me mudar, onde estou até hoje, já ocupando um cargo melhor do que na época dque me mudei.


Os anos se passaram, muitos voltaram para MG após concluir o curso. Sobrando 2 mineiros no apto.

Pois bem, o contrato venceu, o amigo cujo a mãe alugou o apto. não mora mais aqui e acordamos com ela de passar o contrato para nosso nome. Entenda, somos de fora, não temos NENHUM parente em SP, ou seja, não temos nenhum fiador. Melhor opção: seguro fiança, claro.


Enviamos toda a documentação solicitada. Sabemos que não temos nenhuma restrição (SPC/Serasa). Por duas vezes fomos rejeitados, mesmo informando que: JÁ MORAMOS NO APTO HÁ QUATRO ANOS, e NUNCA demos algum problema para imobiliária/proprietário, inclusive foram citadas as referências dos próprios para vocês.

Motivo exato da rejeição a PORTO se dá ao luxo de não informar, coisas de uma empresa que é líder de mercado, mais que isso, monopoliza o mercado.(1) Tive uma conversa com o corretor que está me ajudando com tudo, ele disse que a PORTO alegou que o "perfil não atende", e explicou que nesses casos o critério é: idade/estado civil/etc; ele deixou claro: NÃO HÁ NENHUMA RESTRIÇÃO, só que a PORTO SEGURO, por ser a única opção no mercado, APROVA QUEM ELA QUER.

Tenho 23 anos de idade, estou na cidade há três trabalhando (no mesmo emprego), ganhando o suficiente para o aluguel, minha faculade e vivendo razoavelmente bem; e não consigo "pagar" a vocês (quase 2x o valor do aluguel) pelo favor de me deixar continuar morando aqui.

Rejeitar nosso "perfil" pela idade demonstra a falta de respeito que vocês tem com consumidores jovens que estão lutando pelo seu espaço, amadurecimento e crescimento profissional. Daqui alguns anos eu serei um cliente que "atende o perfil", mas acredite, a última empresa a que gostaria de recorrer em qualquer necessidade será a Porto Seguro.

E caso o motivo seja outro, gostaria muito de uma postura transparente da empresa em informar, não vai nos humilhar e ofender mais se disser que "somos pobres demais para alugar um apto de 900,00 (aluguel) + 360 (condomínio) nessa região", pode usar palavrinhas politicamente corretas, entenderemos o contexto.

Agradeço a sua atenção.


Peço desculpas pelo desabafo grosseiro no twitter (pelo menos consegui a sua atenção, acredite, sempre funciona). E deixo meus parabéns pela sua estrutura de atendimento ao "quase"-consumidor (quem sabe quando estiver um pouco mais velho né?) insatisfeito.


(1) Podem procurar, não existe em SP quase nenhuma corretora que não use a PORTO para fazer esse tipo de seguro. E as outras que existem não se "atrevem" a aprovar uma solicitação recusada pela PORTO SEGURO.

Eu lamento muito que alguém como o Douglas tenha que passar por todo esse constrangimento...quem o conhece, sabe a pessoa responsável que ele é, esse "menino" foi emancipado para que mesmo menor de idade, pudesse tocar em frente os próprios empreendimentos e se hoje está estabelecido em São Paulo, exercendo suas atividades profissionais, é por mérito dele, não por que alguém influente o indicou; mas isso não basta, não é suficiente não é Porto Seguro? Se ele fosse um bandido, noiado, mas que tivesse um pai em São Paulo, bem empregado, com boa renda, aí com certeza vocês atenderiam não é? A confiabilidade de um "adulto" é mais válida do que a de um jovem que é responsável por si, que não precisa de terceiros para nada a não ser para o prazer de boas amizades...


Vergonhoso.

Pode ser interessante para você

4 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics