Palestra: Perfil do profissional de TI

Essa semana tivemos o V Encontro de Tecnologia da Uniube com diversas palestras e apresentações de projetos e a primeira palestra que assis...


Essa semana tivemos o V Encontro de Tecnologia da Uniube com diversas palestras e apresentações de projetos e a primeira palestra que assisti, foi proferida pelo Gerente de TI Gilvan Falcão, sobre o Perfil do Profissional de TI classe na qual eu também me incluo, e foi nos tratando como colegas e não como meros ouvintes que Gilvan falou sobre o perfil que o mercado espera de nós, profissionais de TI.

Esqueça a imagem clássica do nerd, calado, que passa de cabeça baixa e não se relaciona com os demais funcionários da empresa; o Profissional de TI que o mercado deseja atualmente é um comunicador. Também não é mais aquela figura inatingível, pelo contrário; a cada dia precisa estar mais próximo ao usuário, ouvir seus questionamentos, solucioná-los e ainda garantir que esse usuário sairá satisfeito com o resultado final. Se você acha que o usuário é bobo, desculpe mas o bobo é você.

Saber trabalhar em conjunto e não só assumir, mas também compartilhar responsabilidades deve ser uma característica forte no profissional de TI, ele deve sempre saber o que pode perder se deixar a oportunidade escapar.

Ser proativo, cauteloso, atencioso, não só com o trabalho mas principalmente com as pessoas também são traços que se espera encontrar no profissional de TI. Ele também precisa ser visionário, ver além do horizonte que se apresenta, ser educado, eclético, buscar o conhecimento em várias fontes e não ser apenas mais um bitolado em tecnologia da informação, deve ter a humildade de reconhecer quando não sabe e recuar quando não pode. Mas deve buscar sempre se aprimorar para que essas duas situações se tornem cada vez mais raras no seu trabalho.

Gilvan enfatizou a importância de buscar a informação sempre e de aprender sempre também, não só conteúdo didático, mas também atitudes, comportamentos; para ser um profissional de TI nos dias de hoje, é necessário ser um ser social e em constante evolução.

Nos orientou também a acessar o site da Trigov para nos familiarizarmos com a governança em TI, e portanto, compartilho o link com vocês que se interessarem pelo assunto

Por fim ele nos desejou sucesso; afinal, sorte, se deseja apenas aos incompetentes.

*Gilvan Gomes Falcão Jr. é Gerente de TI do Grupo Carlos Lyra, Coordenador do Gatua Sudeste e colaborador do site Trigov

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics