Nosso Lar, o Filme

O filme sobre o Dr. Bezerra de Menezes, realmente abriu precedentes; ficou claro que filmes com temática espírita tem público e um público e...

O filme sobre o Dr. Bezerra de Menezes, realmente abriu precedentes; ficou claro que filmes com temática espírita tem público e um público expressivo, basta ver que um filme de baixíssimo orçamento,totalmente despretensioso, figurou entre os mais assistidos com público de 505 mil pessoas em 27 semanas de exibição, sendo em sua primeira semana de exibição o segundo filme mais assistido no Brasil e desbancando produções muito maiores e mais elaboradas, lançadas no mesmo período como por exemplo o filme "Os Desafinados".É pouco se considerarmos os blockbusters americanos mas em se tratando do desprezado cinema nacional e vista a simplicidade do filme, foi um feito digno de nota em diversos veículos especializados em cinema.

Como se já não bastasse esse cenário favorável ao espiritismo no cinema, o fato de que 2010 é o ano do centenário de nascimento do médium Chico Xavier aumentou o interesse nesse mercado e além do filme que contará a vida de Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho e com Ângelo Antônio e Nelson Xavier (perfeitos!) vivendo o papel título, está em fase de edição de imagens o filme Nosso Lar, baseado em livro homônimo de Chico Xavier.

"Clássico da literatura espírita brasileira, Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos." (fonte: Wikipedia. O livro "Nosso Lar" escrito em 1944 se analisado friamente e sem a pecha de "livro religioso" é uma obra de ficção científica incrível; a cidade espiritual que na década de 40 contava com 1 milhão de habitantes, contava com transporte coletivo (aeróbus: uma espécie de ônibus que flutuava a 5 metros do solo, silencioso usado no transporte de espíritos que ainda não dominam a volitação) entre outros exemplos da tecnologia do mundo espiritual.

Mapa da Colônia de Nosso Lar, de autoria da médium Heigorina Cunha

O filme é brasileiro, com co-produção americana e canadense (a edição e efeitos especiais estão sendo feitos no Canadá) e tem lançamento previsto para o próximo ano, provavelmente entre o verão e o mês de abril quando seria o aniversário de Chico. O ator Renato Prieto, conhecido por seu trabalho no teatro espírita viverá o papel título.
Adoraria ter uma imagem, um trailer do filme para postar, mas isso vai ficar para a posteridade, afinal por enquanto há muita especulação sobre o filme...O Blog Trilhas, chegou a postar imagens relacionadas ao filme e teve comentários de pessoas ligadas à produção do filme, solicitando que ele explicasse aos internautas, que aqueles vídeos do youtube postados por ele, não tinham nenhuma relação com o filme e o próprio Renato Prieto comentou também no Blog Trilhas que não é ele a pessoa sentada em uma das macas da cena abaixo:



Essa cena é de um dos cenários do filme provavelmente no momento em que estava sendo montado; é só raciocinar que em 1944 as pessoas não se vestiam como a pessoa que está sentada na maca.

O site do filme está atualmente em construção (eu já havia acessado antes), provavelmente para que eles adicionem imagens e vídeos relativos ao filme; até lá ficamos na expectativa e eu recomendo, leiam o livro, sejam em português, inglês alemão, francês ou em algum dos outros idiomas para os quais ele foi traduzido.

Pode ser interessante para você

2 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics