Biomassa - A energia que vem do lixo

Quando fiz o curso Técnico em Açúcar e Álcool descobri que o produto mais lucrativo de uma usina, não eram o álcool ou o açúcar que ela produz e sim a energia obtida do bagaço de cana.
O bagaço utilizado para alimentar as caldeiras, também produz energia elétrica e se tornou uma fonte de renda extremamente lucrativa...afinal quem não quer ganhar dinheiro com aquilo que seria jogado fora?

Até arrumaram um nome bonito pro bagaço...Agora é biomassa.

Veja como é obtida a energia através da biomassa, seja ela de cana, de mandioca ou do que você tiver à mão...




Os grandes laboratórios estão pesquisando formas de se obter etanol apartir do bagaço de cana, mas o sistema ainda é caro, o que torna a obtenção de energia elétrica mais viável e lucrativo, pois não só as usinas se auto abastecem, como ainda vendem energia às concessionárias.

Lembre disso quando disser que a questão da produção de álcool não tem nada a ver com você...

Infográfico disponibilizado pelo site Por dentro da Tecnologia

Um comentário:

  1. Plantas Tratamento BASURA_CERO "
    Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
    Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
    Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.