Eu twitto, tu retwittas, eles seguem?

Ontem conversando com meus amigos (é nerd, também sai de vez em quando e se socializa, oras), começamos a discussão sobre o Twitter, com trê...

Ontem conversando com meus amigos (é nerd, também sai de vez em quando e se socializa, oras), começamos a discussão sobre o Twitter, com três tipos de opinião: os que tem Twitter, os que acham o twitter uma imbecilidade e os que não fazem a menor idéia do que seja o Twitter.Vou poupar vocês da discussão, mas vou explicar o que é o Twitter e como ele pode ser muito mais do que simplesmente ler e escrever mensagens de 140 caracteres.

Por que a princípio é exatamente a isso que o Twitter se destina; deixar em 140 caracteres uma mensagem para que outras pessoas leiam.

Pode ser algo que você está fazendo nesse momento, algo que esteja lendo ou ouvindo, um blog legal que você tenha visitado, um link interessante, uma pergunta ou uma resposta a um amigo, enfim, o Twitter pode oferecer n possibilidaes, muito além do "estou com sono" "ou vou sair pra tomar uma cerveja com a galera".

O primeiro passo é fazer seu cadastro, isso não tem nenhum mistério (os orkuteiros que o digam, qualquer criança semi alfabetizada hoje em dia tem orkut!). Em seguida pense em que tipo de pessoa você vai seguir; amigos, empresas, famosos, enfim, você vai ter que saber o que as outras pessoas tem a dizer se quiser que saibam o que você diz. Normalmente ao ser notificado de que está sendo seguido o usuário do twitter passa a seguir quem o segue; seria um círculo vicioso, se fosse possível de ser fechado, mas não é.

Muito do que se diz no twitter é sumariamente ignorado, então não se preocupe se não obter respostas o objetivo aqui não é esse; se quiser bater papo, procure o MSN mais próximo de você.

Algumas coisas básicas que você precisa saber sobre o Twitter:
  • Seguidores não são fãs, a não ser que você seja famoso; são pessoas que adicionaram você ao perfil, seja para aumentar o número de seguidos (o que quase sempre acarreta em aumentar o número de seguidores), seja por que acham que você tem coisas interessantes a dizer. Ou não.
  • No Twitter, tudo o que você escreve, está disponível para qualquer pessoa que queira ler, a não ser que você proteja o seu perfil. Clique em Settings em seguida em Protect My Updates e apartir daí suas frases contarão com a imagem de um cadeado, o que significa que somente as pessoas que seguem você poderão ler o que você escreve.
  • Para responder a alguém tem sempre o cuidado de iniciar a frase com o símbolo @ ao nome da pessoa que você quer responder; se eu escrever algo por exemplo, e você queira responder, comece a frase com: @mineirasemfreio . Ou então clique em meu nome na frase que você quer responder, assim, eu saberei que aquela resposta se destina a uma determinada frase minha, basta que eu clique em reply to

  • Se quiser simplesmente repetir o que outra pessoa escreveu, copie a frase e acrescente ao seu início o RT


  • Se quiser mandar algo confidencial, que só você e a pessoa saibam da frase, faça bom uso das DM, as direct messages. Assim somente a pessoa que recebe a DM fica sabendo do que você disse.

  • Outra coisa: ninguém é obrigado a responder seus Tweets (as mensagens que você escreve), ninguém é obrigado a concordar com você e muito menos gostar ou deixar de gostar das mesmas coisas que você. Respeite o tempo a opinião e a privacidade de quem você segue. Essa semana presenciei duas discussões entre pessoas conhecidas e anônimos; uma foi a briga dos fãs de Jonas Brothers e Pitty com Tico Santa Cruz (vocalista do Detonautas Roque Clube) e um garoto que não teve seu tweet respondido por Guilherme Briggs (dublador de filmes e animações). Tanto Tico quanto Briggs foram cobrados e julgados por seguidores. Por favor pessoas, o fato de a pessoa ser conhecida, famosa ou coisa do gênero não nos dá o direito querer que estejam à nossa inteira disposição e façam ou digam apenas coisas que nos agradem.


Ferramentas para o Twitter


Preguiça de clicar nos links colocados no Twitter? O complemento do Firefox Power Twitter 1.30 ajuda você. Basta instalar esse acessório em seu navegador Firefox e o Power Twitter exibe imagens e vídeos linkados para você.



















Quer que seus amigos ouçam as músicas que você está ouvindo? O Twisten.fm e o Blip.fm ajudam você a compartilhar as suas músicas favoritas no Twitter, no Twisten.fm basta entrar com seu nome e senha do twitter; já o Blip.fm precisa de cadastro, mas é fácil e sem complicação
















Suas fotos podem ser compartilhadas no twitter, pelo Twitpic, bastam também seu nome e senha de usuário do Twitter para postar suas fotos.

Por enquanto é isso até porque para falar de um serviço que se utiliza de apenas 140 caracteres eu já escrevi demais, em breve farei uma parte dois desse post, com bons complementos para o twitter e pessoas legais para se seguir.

Ou então tenham o prazer das descobertas e venham me contar!

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics