Dia do Rock!!!

Hoje, 13 de julho é o dia internacional do rock e dane-se todas as pesquisas vou escrever baseada apenas nas minhas memórias. Eu fui criança...

Hoje, 13 de julho é o dia internacional do rock e dane-se todas as pesquisas vou escrever baseada apenas nas minhas memórias.
Eu fui criança nos anos 80 e assim, vivi o auge do Rock Nacional no país. Vi surgirem todas as grandes bandas do rock nacional e aprendi a ler para acompanhar as músicas que ouvia na rádio ou na loja de discos do meu pai.
O rock vivia um momento especial no Brasil; os festivais da canção estavam repletos de bandas iniciantes, o Rio recebia grandes nomes do rock mundial no primeiro Rock N' Rio e a juventude, tomada pelos ventos da mudança política, fazia seu som, movido, à liberdade, fosse ela, política, sexual, cultural. Os pais não queriam ser entidades repressoras na vida de seus filhos e talvez por isso, os anos 80 tenham sido principalmente uma década de excessos. RPM, Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Ultrage a Rigor e Legião Urbana, dominavam as rádios, levando com sigo uma série de outras bandas, algumas de um único sucesso, outras que perduram até hoje, como o Biquíni Cavadão, outras que se acabaram junto com a década, mas que deixaram sua marca na história do Brasil.
Coincidentemente ou não, o rock nacional começou a definhar ao perder no fim da década, dois de seus grandes gênios; Raul Seixas e Cazuza. Raul tinha se apresentado a poucos dias aqui em Uberaba, ao lado de Marcelo Nova, quando ouvi a notícia de sua morte no rádio. A sensação de vazio que senti naquele momento, foi estranha e me fez vagar pelas ruas durante algumas horas...Raulzito não cantaria mais.
Deixo algumas da músicas que me trasnportam no tempo, cada vez que as ouço ou as vejo, graças a essa maravilha moderna, chamada youtube.
É... Nós éramos felizes, só fingíamos não saber.

RPM - Rádio Pirata


Legião Urbana - Tempo Perdido


Camisa de Vênus - Eu Não Matei Joana D'Arc


Ritchie - Casanova


Hanoi Hanoi - Totalmente Demais


Titãs - Lugar Nenhum


Kid Abelha e os Abóboras Selvagens - Fixação


Biquíni Cavadão - Teoria


Zero - Agora Eu Sei


Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir a Sua Praia


Leo Jaime - Rock Estrela


Barão Vermelho - Pro Dia Nascer Feliz


Engenheiros do Hawaii - Toda Forma de Poder

Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics