Chico Xavier - O Filme

Eu não seria uberabense e tão pouco a espírita que sou, se não acompanhasse, as notícias sobre as gravações do Filme sobre Chico Xavier.
Esse filme provavelmente já vinha sendo cogitado a algum tempo, mas foi preciso o sucesso inesperado de Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito, para impulsionar a realização do filme.





As negociações aqui em Uberaba atraíram muita atenção mas pouca verba, o que acabou levando as gravações para Paulínia no interior de São Paulo. Mas hoje, a notícia de que algumas tomadas do filme serão feitas em Uberaba, já trouxe algum alento.
Como falar de Chico ignorando as ruas da cidade que o acolheu durante mais de uma década, até a sua morte?

Bom, quem quiser acompanhar as gravações, o diretor do longa, Daniel Filho nos faz o imenso favor de manter um Blog que acompanha as gravações do filme.

O filme conta com um grande elenco (Letícia Sabatella, Guilia Gam, Tony Ramos, Christiane Torloni, Cássio Gabus Mendes, Luís Melo, Carla Daniel, Anselmo Vasconcelos e Cássia Kiss entre outros atores) e os dois atores que viverão Chico na fase adulta, Ângelo Ântônio e Nelson Xavier, já vieram a Uberaba, conhecer a casa onde Chico viveu, o Centro Espírita da Prece e as obras assistenciais que ainda hoje são mantidas com o dinheiro dos direitos autorais dos mais de 400 livros psicografados por Chico.

Na infância, Chico será interpretado por Matheus Costa, aqui, gravando numa fábrica de tecidos, atividade que Chico exerceu na infância e que prejudicou sua saúde por toda a vida...A infância de Chico aliás não foi fácil, mas foi determinante, para que ele seguisse o caminho que deveria seguir até sua morte em 30 de junho de 2002; enquanto os torcedores brasileiros comemoravam a conquista da Copa do Mundo, Chico partia, serenamente, num momento em que todos estavam felizes, como sempre fora a sua vontade.
Não fui ao velório; aliás fui até a Casa da Prece uma única vez, lembro-me que estava muito lotado, Chico já contava com mais de 90 anos e precisava até que segurassem seu braço para que pudesse psicografar...Eu estava com meu filho ainda bebê nos braços e tenho duas lembranças fortíssimas daquele dia; o cheiro de rosas que se instalou com a chegada de Chico e a sensação torturante de ser um monstro, a explorar um velhinho tão fragilizado pelo peso dos anos e de inúmeras enfermidades...

Chico era Luz e a Luz se propaga, onde quer que você esteja.

Veja o Teaser de divulgação do filme que tem estréia marcada para 02 de abril, de 2010 data do centenário do nascimento de Chico:



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

3 comentários:

  1. ta aí alguem que merece ser exaltado, elogiado, e homenageado sempre...

    msm quem nao é espirita, mas tem consciencia das coisas, sabe que o chico xavier tá num nivel mto, mto diferenciado, de vida e bondade..

    ResponderExcluir
  2. Que aperitivo hein?
    Vc viu a boca que o Nelson Xavier faz no fim?
    A gente recebe muitos privilégios na vida e custa a se dar conta. Ter ouvido falar, ter lido seus livros, ouvir alguma histórinha sobre ele...
    Ter vivido na mesma época que uma pessoa que é exemplo de doação... somos mesmo muito afortunados (e mais devedores rsrsrs)

    ResponderExcluir
  3. cara q bom.... o filme sobre o chico xavier vai sair... vou esperar anciosamente.
    se sair em dvd vou comprar.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.