Google Bombing

Uma Google bombing é uma ação na qual uma página é disseminada por vários internautas até o PageRank (conjunto de algoritmos que classificam...

Uma Google bombing é uma ação na qual uma página é disseminada por vários internautas até o PageRank (conjunto de algoritmos que classificam a importância de uma página para o motor de busca)colocá-la no topo.

O primeiro caso de google bomb a ganhar notoriedade, foi digitar "miserable failure". Na busca de imagens do Google, a frase reportava à várias fotos do ex presidente George W. Bush. Já na web vários links direcionavam a páginas relacionadas à Bush. Atualmente, "miserable failure" direciona o internauta a páginas que falam sobre o Google Bombing sobre o ex presidente norte americano.


O Time de futebol gaúcho Grêmio também já foi alvo de um Google Bomb. Quando se digitava a palavra "gay" a ferramenta de busca sugeria a palavra "Grêmio" antes de se dar ENTER.
Google Bombs não são apenas engraçadas, mas também causam dores de cabeça, como no caso da cantora e atriz Preta Gil que ameaçou processar o Google, após as associações de seu nome com o termo de busca "atriz gorda". A piada ganhou força após o KibeLoco postar um printscreen onde o buscador sugeria o nome da atriz. O Google, tirou a sugestão, mas isso pouco adiantou, afinal todo mundo sabe que para um apelido pegar, basta você reclamar dele...



Voltando ao campo da política, ao escrever maior mentiroso do Brasil e clicar em "estou com sorte", você será direcionado ao site da biografia do presidente Lula. A brincadeira começou nas eleições de 2006 e continua atualmente, sendo válida também para buscas de "déspota cachaceiro".

O Google, pensando em limitar os danos às pessoas envolvidas e a si próprio alterou no ano passado o seu algoritmo, acabando assim com a eficácia às Google bombs. Se o termo de pesquisa não aparecer na página de destino o efeito da Google bomb será atenuado, normalmente implodindo a bomba.

Alguns googles bombs no entando ainda funcionam, como por exemplo, digitar no google "político honesto" e clicar em estou com sorte, ou ainda, escrever "Find Chuck Norris" e clicar em estou com sorte. Esses eu deixo a vocês descobrirem o que acontece.

Com o recém lançado buscador Bing, no entanto parece que as bombs continuarão (Bing Bombs? Bing Bombing? ). Esta semana, divesos sites de notícias divulgaram que ao escrever a palavra 'merda' no buscador bing, o primeiro resultado da lista é o site da Xuxa.

Provavelmente a Microsoft vai fazer alterações parecidas as que o Google promoveu para evitar as Google Bombs, o que é uma pena, por que a gente se diverte com essas pequenas pegadinhas da rede
O fato é que Googles Bombs normalmente têm vida curta, então aproveite para rir enquanto é tempo...

Pode ser interessante para você

1 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics