Lar da Caridade - Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba



Esse vídeo tem 13 anos. Na época, Dona Aparecida contava com 81 anos de idade. Hoje aos 94 e sem a ajuda do amigo Chico Xavier (morto em 2002), D. Aparecida, vê o pior momento do Lar da Caridade.

Construído pela Sra. Aparecida Conceição Ferreira com dinheiro de esmolas, sem nenhuma ajuda do governo, o Hospital passa por sérias dificuldades: os salários não são pagos desde janeiro e a dívida já chega a R$55.000,00. O Lar da Caridade, também chamado de Hospital do Fogo Selvagem, ou Hospital do Pênfigo já chegou a atender 300 pessoas; hoje, mal consegue atender 20 pacientes.

A Sra Aparecida de 94 anos iniciou seu trabalho com os portadores do Fogo Selvagem ainda jovem, quando, enfermeira em um hospital, se recusou a negar tratamento a portadores dessa doença e os levou para casa, para cuidar deles. Sem o apoio da família, ela passou a lutar para construir um local onde abrigar aqueles doentes, que eram tratados com desprezo e preconceito pela população uberabense. D. Maria em uma entrevista chega a contar que numa casa onde pediu esmola com seus doentes, a proprietária da casa, passou álcool nas grades do portão onde D. Maria apoiou as mãos.

Sem poder contar com a caridade do povo de Uberaba, D. Maria passou a viajar para São Paulo, onde pedia esmolas para seus doentes. Nessa época passou a contar com a ajuda de Chico Xavier, e sendo católica, aos poucos se converteu a fé espírita, e passou a ser auxiliada não só pelos amigos de Chico, mas também, pelas caravanas que vinham até Uberaba encontrar o médium e pelo Jornalista Saulo Gomes.

D. Maria chegou a ser presa em São Paulo por pedir esmolas: "Aqui não tem um grão de areia dado pela Prefeitura, nem pelo Estado ou a União. Foi o povo quem me ajudou. O pessoal espírita daqui fazia a campanha "Auta de Souza" e traziam as coisas para mim. Mas não dava para manter a casa, porque no final de um mês eu tinha trinta e cinco doentes. Fui para São Paulo e ficava no Viaduto do Chá, em frente da Light. Punha um lençol, as meninas segurando, e eu com um sino dizia: "Me dêem uma esmola pelo amor de Deus, para os doentes do Fogo Selvagem de Uberaba". E aí o povo ia jogando níqueis. Na época, foram dois vereadores daqui passear em São Paulo: um advogado e um médico. Achando que eu estava desmoralizando Uberaba, fizeram Ofícios para o Chateaubriand (*) e para a Delegacia. Fiquei oito dias no xadrez, até que uma advogada, Doutora Izolda, me tirou. Quem mandou ela me tirar, não sei até hoje, pois ela já morreu." (fonte: Entrevista Dona Aparecida )

Algumas das atividades que já foram oferecidas pelo Lar da Caridade: internação e tratamento dos pacientes com diagnóstico comprovado de pênfigo. abrigo de crianças e adolescentes, distribuição de medicamentos com a apresentação de receita médica pelo usuário, atendimento psicológico institucional, distribuição de sopa, cestas básicas, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, materiais diversos para as pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade entre outras diversas formas de assistência social.
Quem quiser maiores detalhes sobre a missão do Lar da Caridade, bem como de seus serviços oferecidos à comunidade, todos os dados da instituição, pode obter essas informações na página do Ajuda Brasil

Quem puder, e quiser ajudar, toda ajuda é bem vinda, que seja dinheiro, bens, alimentos, roupas, remédios, ou uma hora do seu dia, será sempre bem vindo.
ENDEREÇO COMPLETO:


Rua João Alfredo nº 437
Complemento:
Bairro: Abadia
Cidade: Uberaba
Estado: MG
Cep: 38025-300

Dados bancários para recebimento da doação
Banco: Bradesco
Agência: 0264-0
C/C: 14572-6
Favorecido: Lar da Caridade

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3278-6
C/C: 3724-9
Favorecido: Lar da Caridade

CNPJ: 25440835/0001-93

EMITE RECIBO PARA DEDUÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?
Sim
Como disponibiliza o recibo?
correio

TIPO DE DOAÇÃO QUE NECESSITA:

1. Tipo: Alimentos e bebidas não perecíveis
Descrição: arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate
2. Tipo: Automóveis
Descrição: Caminhões, utilitários, Vans
3. Tipo: Livros / material didático
Descrição: Cadernos,livros de literatura, lapis de cor
4. Tipo: Equipamentos médicos e hospitalares
Descrição: UTI, Raio X, Macas,

PRECISA DE VOLUNTÁRIOS?
Sim

Descrição do tipo de trabalho a ser realizado e local:
Arrecadação de doações e realização de eventos com autorização expressa da instituição, com emissão de documento para este fim e prestação de contas. Pessoas com experiência comprovada com crianças/adolescentes e família em situação de vulnerabilidade ou risco social, avaliados pela equipe técnica da instituição, para desenvolver atividades com este público, num período determinado, com elaboração de projeto para este fim, e após emitiremos certificado do trabalho voluntário prestado.

CONTATO:

Telefone: (34)3318-2900
Telefone para falar sobre doações (34)3318-2923
Telefone para falar sobre voluntariado: (34)3332-2938
Fax: (34)3332-2924
Email: fogoselvagem@terra.com.br
Nome da pessoa de contato: Ivone Vieira (horário 08 às 11:00 hs)
Endereço do Site: (não tem site)





OBS: ninguém é obrigado a ajudar, mas por favor, respeitem o trabalho de toda uma vida dessa senhora, se não puderem ajudar nem com donativos, nem com trabalho voluntário, uma prece será sempre, sempre muito bem vinda.

8 comentários:

  1. Jessie, obrigada por divulgar
    Juntos talvez consigamos mudar essa situação

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por postar essa materia...
    vou ajudar sim!! eh pouco mas vou ..
    beijs

    ResponderExcluir
  3. Jailda (jal_day@yahoo.com.br)8 de setembro de 2009 20:48

    Obrigada por prestar uma homenagem ha essa Senhora tao maravilhosa! Gostaria de saber se ela tem algum tipo de remedio para vender, pois nao moro no Brasil e no centro que trabalho tem um garoto com essa doenca. Se vc puder me mandar um e-mail eu te agradeco pq nao achei o fone de la. Muita paz e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Lusmarina é meu nome. Ganhei um livro no último natal "Lus que consola os aflitos", Talves tenham me dado o livro fazendo alusão ao meu nome. Não poderiam imaginar a mensagem que havia nele... foi como uma sirene que tocou em mim, Hoje quero muito visitar o hospital, se me for permitido e dentor da minha pequenês doar um pouco de mim. Que Deus e jesus abençõe a todos daí.

    ResponderExcluir
  5. Lusmarina é meu nome. Ganhei um livro no último natal "Lus que consola os aflitos", Talves tenham me dado o livro fazendo alusão ao meu nome. Não poderiam imaginar a mensagem que havia nele... foi como uma sirene que tocou em mim, Hoje quero muito visitar o hospital, se me for permitido e dentor da minha pequenês doar um pouco de mim. Que Deus e jesus abençõe a todos daí.

    ResponderExcluir
  6. Êh, Mineira!!!! foi um milagre ter achado seu artigo sobre o hospital do Fogo Selvagem - foi o único lugar onde consegui telefone e endereço de lá, obrigada. Aproveitei para divulgar seu post lá no meu blog.
    Aliás, parabéns pelo blog - pelo nome criativo e tudo o mais, excelente mesmo, Uai!!! já me tornei "feeder"
    Sou carioca, mas também moro em Minas, na pequena Itamonte, no sul das Gerais. Tendo um tempinho conheça os meus espaços!

    http://nequidnimis.wordpress.com
    http://renatoprieto.wordpress.com
    http://educandooamanha.blogspot.com http://lacosespirituais.wordpress.com

    http://planetaitamonte.blogspot.com
    e querendo curtir um FDS nas bandas de cá, conheça o Challet do Ribeirão, a minha pousada
    http://challetdoribeirao.com

    um beijo e muitas alegrias

    Se Alencar

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal. Já está no ar o site do Hospital do Fogo Selvagem www.hospitaldofogoselvagem.com.br. Aceita doações com paypal e pagseguro. Vamos ajudar! Abraço a todos!

    http://www.hospitaldofogoselvagem.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Boa noite. Gostaria de saber qual o tratamento para o Pênfugo (FOGO SELVEGEM)?
    Esto infectado, fui para um dermatologista e a piopsia indentifico o Pênfugo(fogo servagem). O derm. ma passo um tratamento de 1 ano tomando uma vacina, os 6 primeiros meses a cada 10 dias e os outros meses a cada 15 dias.Gostaria de saber se esse tratamento é msm uma das opções.Att.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.