Para entender a internet

Já disse algumas vezes que internet é terra de ninguém, e com a inclusão digital vindo feito uma tsunami, acabamos sendo tragados por uma ...

Para Entender a Internet

Já disse algumas vezes que internet é terra de ninguém, e com a inclusão digital vindo feito uma tsunami, acabamos sendo tragados por uma onda, que nem sempre é muito limpa.
Assim, começamos a ter medo de postar fotos, pois nunca se sabe quando um engraçadinho desocupado vai fazer alguma foto montagem de péssimo gosto ou transformar nossas fotos em fakes que podem nos prejudicar profundamente.
Já tive todas as minhas contas na net, destruídas por um ex namorado, que "pescou" minhas senhas em seu computador e já vi diversas pessoas tendo seus perfis do orkut, tomados por algum hackerzinho cretino, de lan house (sim, afinal um hacker realmente top de linha não perde tempo com orkut nem apagando as contas da ex namorada por vingancinha tosca).
Com a internet, a pesquisa escolar virou céu e inferno ao mesmo tempo. Céu porque ficou muito mais fácil de encontrar material de pesquisa, e inferno porque deixou a galera preguiçosa, pra que estudar e se aprofundar no assunto e emitir opiniões próprias, se tudo se resolve com um ctrl+c ctrl+v?
A internet mudou as relações de consumo, você não precisa mais ir até algum lugar para comprar algo que lhe interessa, você pode comprar qualquer coisa, sentando em sua casa diante do pc e ter esse produto entregue em sua casa. Aos que decretaram a falência dos Correios devido ao advento do email, a adaptação da ECT ao comércio virtual mostrou que a internet só fez bem ao serviço de endereçamento postal (e só agora, a indústria da música está tentando seguir esse mesmo caminho bem sucedido, de " se não pode com eles junte-se a eles).
A internet é um mundo dentro do mundo, um mundo onde você nunca está sozinho e tem tudo ao alcance dos olhos; notícia, entretenimento, pesquisa, religião, esporte, sexo, companhia, tudo a um simples comando de teclas.
Realmente lindo e assustador.
É esse mundo estranho (para os mais antigos "...É um mundo estranho e mal, bombas que derretem o sal, fazem chorar dias sem razão..." viva o rock dos anos 80!) que atraiu a atenção de diversas pessoas, ativistas, acadêmicos e profissionais da área ( Cris Dias, Carlos Merigo, Edney Souza, Fabio Seichas, Rosana Herman entre outros), que veem a algum tempo estudando e teorizando sobre o assunto, e muitos desses tiveram a feliz oportunidade de se encontrarem na Campus Party em janeiro último e desse encontro nasceu o projeto "Para entender a Internet".
O livro todo em pdf traz textos sobre diversos temas, como, beta, capital social, cyberpunk, ética hacker, viral, microblogging, podcast, ecologia digital, lixo eletrônico, cyberbullying, pirataria, spam, entre outros, todos relacionados a rede mundial de computadores suas leis suas possibilidades, seus termos, enfim toda uma tentativa de entender esse bicho de inúmeras cabeças (já que não dá pra entender as mulheres, entender a internet já é algo muito animador, não acham meninos?)
E mais; os idealizadores do projeto fazem toda a questão de que o livro seja divulgado, copiado, distribuído, então, cliquem no desenho do começo do post, saibam mais sobre esse projeto, e dividam com os amigos, mande por e-mail, ao invés daquelas correntes cretinas, converse sobre ele em sala de aula, com seus amigos, ou colegas de trabalho, imprima, leve para o dono da lan house mais próxima, afinal, conhecimento sempre é bom e cabe em qualquer lugar.


Pode ser interessante para você

0 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics