O ProUni as faculdades e a ponte

Bom já tem uns dias que consegui minha bolsa na faculdade, graças ao ProUni, não escrevi nada antes por ainda estar meio besta com a situaçã...

Bom já tem uns dias que consegui minha bolsa na faculdade, graças ao ProUni, não escrevi nada antes por ainda estar meio besta com a situação, rsrsrsrsrsrs.
Eu quero fazer uma reflexão mais fria agora.
Ao contrário do que alguns burgueses melodramáticos pensam, o ProUni não prejudica as faculdades por oferecer bolsas integrais ou parciais a pessoas que não podem pagar pelos cursos, muito pelo contrário.
A Faculdade ou Universidade Privada que opta pelo programa e oferece 10% das suas vagas em bolsas integrais, fica isenta de quatro tributos: Imposto de Renda (IR), Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Ou seja para uma instituição privada é um negócio da China, aumenta muito mais os lucros da Faculdade do que se ela obtivesse alunos pagantes ocupando esses 10% de vagas, lembrando ainda, que não há risco de calote, inadimplência ou qualquer outro problema comum nas relações entre alunos e instituição privada de ensino.
No entanto, mesmo sendo um negócio lucrativo (e não um favor caridoso) algumas faculdades colocam obstáculos imensos entre o pré-selecionado e sua vaga; sim apartir do momento em que o candidato é pré selecionado, a IE tem liberdade de decidir os caminhos que levarão esse aluno até a bolsa.
É aí que esse caminho pode ser uma ponte, uma pinguela, ou uma tora atravessada sobre o rio.
Cada IE adota um procedimento, algumas como a Uniube liberam o candidato para a matrícula assim q a documentação esteja em ordem, no meu caso entre sentar na cadeira pra falar com o Junior e fazer minha matrícula, foram 45 minutos.
Em algumas é necessário que o pré-selecionado passe ainda por uma "prova" e isso deve estar especificado pela IE no momento das inscrições do ProUni.
Vejam alguns posts colocados em duas das maiores comunidades do orkut relacionada ao tema:

LUCIANA
"O COORDENADOR NÃO TÁ NEM AÍ!!!!!!!!
POXA, GALERA, A COORDENADORA DA MINHA IE, PARECE NÃO ESTAR NEM AÍ PROS APROVADOS DO PROUNI.LEVEI MEUS DOCUMENTOS DIA 07/01.NÃO ME DERAM NENHUM RECIBO E MANDARAM EU AGUARDAR.
LIGUEI HJ PRA TAL COORDENADORA QUE ME TRATOU COM UMA FRIEZA QUE VCS NÃO FAZEM IDÉIA. DISSE QUE O PRAZO É ATÉ DIA 30 E QUE EU TENHO MAIS É QUE ESPERAR.
QDO EU FALEI DA MINHA PREOCUPAÇÃO COM A FALTA DE ALGUM DOCUMENTO, ELA DISSE QUE QDO FOR OLHAR , SE ESTIVER ALGO ERRADO EU TEREI UM PRAZO DE 24 HORAS PRA LEVAR O QUE ESTIVER FALTANDO.
E TERMINOU DIZENDO QUE NÃO OLHOU NEM A MINHA DOCUMENTAÇÃO NEM A DE NINGUÉM.."

Paola
"bah cara, olha se isso tem cabimento, a coordenadora do prouni da facul
que eu ganhei 50% , mandou um email dizendo que eu tenho que levar
todos os documentos até dia 8, pq ela vai sair de férias, ah fiquei tão
irritada com isso, e se eu nao conseguir tudo a tempo? ou se eu nao
recebo o email, ela só ia me ligar amanhã, eu achei muito injusto, se é
até o dia 30 de janeiro, deveriam arrumar um substituto..

não que tres dias é pouco mas eu achei isso muita falta de consideração..

ah
fiquei com raiva, e nem posso fazer nada, só ´correr q nem uma louca
atras de tudo, como se eu não tivesse nada mais pra fazer, q droga
isso, além do mais ela teve a cara de pau de dizer..

"se tu quiser trazer os documentos é até dia 8, tu que sabe..."aaaaaaaaaaaaaaaaah!"

Sem contar nos vários que entregaram a documentação e terão que esperar até fevereiro para saber se estão classificados ou não, como se a vida deles, ficasse em suspenso durante esse período, as que oferecem vagas para cursos não aprovados pelo MEC, ou para cursos que dificilmente fecham turmas e por aí vai
Vou repetir; IE que oferece vagas pelo ProUni não está fazendo favor nenhum não é uma instituição boazinha, ela só entra no programa por que é vantajoso para ela, tanto pela questão financeira, quanto pela imagem perante a sociedade. Sem contar que pelo fato de que precisam de boas notas para se manterem com a bolsa, os 'prounistas" acabam elevando o conceito das universidades em avaliações, ENADE...
Aos jovens que já conseguiram suas matrículas boa sorte, bons estudos;
aos que ainda estão na correria, coragem!
A ponte mesmo se estreita, ainda possibilita a passagem (mesmo se estiver com água pelo pescoço, rsrsrs)

Pode ser interessante para você

2 comentários

#ad

Flickr Images

Web Analytics