O ProUni as faculdades e a ponte

Bom já tem uns dias que consegui minha bolsa na faculdade, graças ao ProUni, não escrevi nada antes por ainda estar meio besta com a situação, rsrsrsrsrsrs.
Eu quero fazer uma reflexão mais fria agora.
Ao contrário do que alguns burgueses melodramáticos pensam, o ProUni não prejudica as faculdades por oferecer bolsas integrais ou parciais a pessoas que não podem pagar pelos cursos, muito pelo contrário.
A Faculdade ou Universidade Privada que opta pelo programa e oferece 10% das suas vagas em bolsas integrais, fica isenta de quatro tributos: Imposto de Renda (IR), Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Ou seja para uma instituição privada é um negócio da China, aumenta muito mais os lucros da Faculdade do que se ela obtivesse alunos pagantes ocupando esses 10% de vagas, lembrando ainda, que não há risco de calote, inadimplência ou qualquer outro problema comum nas relações entre alunos e instituição privada de ensino.
No entanto, mesmo sendo um negócio lucrativo (e não um favor caridoso) algumas faculdades colocam obstáculos imensos entre o pré-selecionado e sua vaga; sim apartir do momento em que o candidato é pré selecionado, a IE tem liberdade de decidir os caminhos que levarão esse aluno até a bolsa.
É aí que esse caminho pode ser uma ponte, uma pinguela, ou uma tora atravessada sobre o rio.
Cada IE adota um procedimento, algumas como a Uniube liberam o candidato para a matrícula assim q a documentação esteja em ordem, no meu caso entre sentar na cadeira pra falar com o Junior e fazer minha matrícula, foram 45 minutos.
Em algumas é necessário que o pré-selecionado passe ainda por uma "prova" e isso deve estar especificado pela IE no momento das inscrições do ProUni.
Vejam alguns posts colocados em duas das maiores comunidades do orkut relacionada ao tema:

LUCIANA
"O COORDENADOR NÃO TÁ NEM AÍ!!!!!!!!
POXA, GALERA, A COORDENADORA DA MINHA IE, PARECE NÃO ESTAR NEM AÍ PROS APROVADOS DO PROUNI.LEVEI MEUS DOCUMENTOS DIA 07/01.NÃO ME DERAM NENHUM RECIBO E MANDARAM EU AGUARDAR.
LIGUEI HJ PRA TAL COORDENADORA QUE ME TRATOU COM UMA FRIEZA QUE VCS NÃO FAZEM IDÉIA. DISSE QUE O PRAZO É ATÉ DIA 30 E QUE EU TENHO MAIS É QUE ESPERAR.
QDO EU FALEI DA MINHA PREOCUPAÇÃO COM A FALTA DE ALGUM DOCUMENTO, ELA DISSE QUE QDO FOR OLHAR , SE ESTIVER ALGO ERRADO EU TEREI UM PRAZO DE 24 HORAS PRA LEVAR O QUE ESTIVER FALTANDO.
E TERMINOU DIZENDO QUE NÃO OLHOU NEM A MINHA DOCUMENTAÇÃO NEM A DE NINGUÉM.."

Paola
"bah cara, olha se isso tem cabimento, a coordenadora do prouni da facul
que eu ganhei 50% , mandou um email dizendo que eu tenho que levar
todos os documentos até dia 8, pq ela vai sair de férias, ah fiquei tão
irritada com isso, e se eu nao conseguir tudo a tempo? ou se eu nao
recebo o email, ela só ia me ligar amanhã, eu achei muito injusto, se é
até o dia 30 de janeiro, deveriam arrumar um substituto..

não que tres dias é pouco mas eu achei isso muita falta de consideração..

ah
fiquei com raiva, e nem posso fazer nada, só ´correr q nem uma louca
atras de tudo, como se eu não tivesse nada mais pra fazer, q droga
isso, além do mais ela teve a cara de pau de dizer..

"se tu quiser trazer os documentos é até dia 8, tu que sabe..."aaaaaaaaaaaaaaaaah!"

Sem contar nos vários que entregaram a documentação e terão que esperar até fevereiro para saber se estão classificados ou não, como se a vida deles, ficasse em suspenso durante esse período, as que oferecem vagas para cursos não aprovados pelo MEC, ou para cursos que dificilmente fecham turmas e por aí vai
Vou repetir; IE que oferece vagas pelo ProUni não está fazendo favor nenhum não é uma instituição boazinha, ela só entra no programa por que é vantajoso para ela, tanto pela questão financeira, quanto pela imagem perante a sociedade. Sem contar que pelo fato de que precisam de boas notas para se manterem com a bolsa, os 'prounistas" acabam elevando o conceito das universidades em avaliações, ENADE...
Aos jovens que já conseguiram suas matrículas boa sorte, bons estudos;
aos que ainda estão na correria, coragem!
A ponte mesmo se estreita, ainda possibilita a passagem (mesmo se estiver com água pelo pescoço, rsrsrs)

2 comentários:

  1. Também consegui uma bolsa do PROUNI para iniciar meus estudos. Felizmente, o setor que cuida do PROUNI na minha IE é muito bom e eficiente, creio que não encontrarei obstáculos.
    Para confirmar a situação ressaltada no post, o site da uol lançou essa semana uma reportagem dizendo que 23% das IES que participam do programa possuem notas baixas nas avaliações feitas pelo MEC.
    Vale ressaltar também, que para conseguir uma bolsa, seja ela integral ou parcial, nós temos que participar do ENEM, obter uma nota boa e ainda concorrer por estas bolsas! E depois de tudo isso ainda ter que lidar com a incompetência de algumas IES!
    Realmente, ninguém merece!

    ResponderExcluir
  2. Jéssica! nossa, que legla qeu tu conseguiu a bolsa! Parabéns!!!!

    Nossa fiquei abismada com os post qeu vc colou, que falta de profissionalismo e de respeito.

    um abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.